Atividades de consumo como recursos da construção da identidade pré-adolescente em interações verbais Outros Idiomas

ID:
5952
Resumo:
Na pós-modernidade velhas identidades tem se fragmentado, surgindo novas. É neste cenário que a noção de pré-adolescência toma corpo. Com isto em mente, desenvolvemos o presente estudo, com o objetivo de compreender a construção da identidade pré-adolescente em situações de consumo mediadas pela linguagem. Neste sentido, assumimos a noção de o que e como dizemos as coisas são comportamentos sociais (Austin, 1990) e partimos do conceito de “atividades marcárias”, desenvolvido por Leão e Mello (2009), para o de atividades de consumo. Adotando uma abordagem interpretativista, realizamos um estudo qualitativo. A estratégia metodológica adotada foi a etnografia da comunicação. A coleta de dados ocorreu pela observação não-participante das interações entre os pré-adolescentes. Por meio de tal procedimento realizamos 114 observações. Ao analisarmos tais construções identificamos nove atividades de consumo, as quais são descritas. Implicações para o entendimento desta cultura de consumo, bem como indicações para futuras pesquisas são considerações abordadas.
Citação ABNT:
CHIDID, I. R.; LEÃO, A. L. M. S. Atividades de consumo como recursos da construção da identidade pré-adolescente em interações verbais. Revista Organizações em Contexto, v. 7, n. 13, p. 59-83, 2011.
Citação APA:
Chidid, I. R., & Leão, A. L. M. S. (2011). Atividades de consumo como recursos da construção da identidade pré-adolescente em interações verbais. Revista Organizações em Contexto, 7(13), 59-83.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5952/atividades-de-consumo-como-recursos-da-construcao-da-identidade-pre-adolescente-em-interacoes-verbais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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