A Intenção do Consumidor de Doar para Instituições Sociais: Um Estudo Experimental Outros Idiomas

ID:
59521
Resumo:
As doações são a principal fonte de recursos das instituições filantrópicas para a realização de suas atividades, e, na busca por aumentarem a obtenção de doações, essas instituições precisam estudar o comportamento do consumidor-doador, procurando sensibilizá-lo para a causa social da organização e influenciar a sua intenção de doação. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar o impacto das mensagens de pedido de doações na intenção de doar dos consumidores, considerando os argumentos utilizados para isso e as diferentes localidades da instituição solicitante. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, explicativa e experimental, tendo como instrumento de coleta de dados seis modelos de questionários on-line, que se diferenciavam pela situação ilustrada da instituição social, em termos de localidade e atividades por ela desenvolvida. As respostas dos 232 respondentes, obtidos por conveniência, foram analisados pela estatística descritiva básica, teste-T e Análise de Variância. Os resultados mostraram uma baixa intenção de doação dos respondentes, e os argumentos da mensagem e a localidade da instituição não impactaram nem na intenção de doar dos consumidores e nem no valor pretendido de doação. Já o sexo e a idade foram capazes de influenciar nessa intenção de doação.
Citação ABNT:
SILVA, V. V.; CRUVINEL, L. S. M.; FAGUNDES, A. F. A. A Intenção do Consumidor de Doar para Instituições Sociais: Um Estudo Experimental . Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 9, n. 1, p. 27-45, 2019.
Citação APA:
Silva, V. V., Cruvinel, L. S. M., & Fagundes, A. F. A. (2019). A Intenção do Consumidor de Doar para Instituições Sociais: Um Estudo Experimental . Revista Interdisciplinar de Marketing, 9(1), 27-45.
DOI:
https://doi.org/10.4025/rimar.v9i1.41494
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/59521/a-intencao-do-consumidor-de-doar-para-instituicoes-sociais--um-estudo-experimental-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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