Turismo e Cultura no Contemporâneo: O Conceito de Estetização do Mundo e o Museu do Amanhã [Brasil] Outros Idiomas

ID:
59557
Resumo:
Fundamentado no conceito de estetização do mundo, de Lipovetsky e Serroy (2015), este estudo objetivou compreender de que maneira o processo de estetização do consumo pode estar caracterizado na representação dos museus contemporâneos, como atrativos turísticos de uma cidade. Ao considerar que as plataformas digitais são importantes ferramentas de divulgação de uma organização e que os discursos propagados por estas podem revelar elementos culturais de uma sociedade, realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir da análise do discurso de três websites relacionados ao Museu do Amanhã [Rio de Janeiro, Brasil], por este ser um equipamento turístico e cultural de destaque para o País. Com os dados, notou-se que os aspectos que evidenciam a valorização das imagens, do visual, do estético e do entretenimento estão presentes nas mensagens e no layout dos websites, exemplificando o processo de estetização do consumo e do mundo. No entanto, foram constatadas indicações de que não se trata de um processo de museificação guiado exclusivamente para o turismo.
Citação ABNT:
SILVA, L. A.; BARBOSA, M. L. A.; FARIAS, M. L.; GUERRA, J. R. F. Turismo e Cultura no Contemporâneo: O Conceito de Estetização do Mundo e o Museu do Amanhã [Brasil]. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 12, n. 3, p. 721-741, 2020.
Citação APA:
Silva, L. A., Barbosa, M. L. A., Farias, M. L., & Guerra, J. R. F. (2020). Turismo e Cultura no Contemporâneo: O Conceito de Estetização do Mundo e o Museu do Amanhã [Brasil]. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 12(3), 721-741.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v12i3p721
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/59557/turismo-e-cultura-no-contemporaneo--o-conceito-de-estetizacao-do-mundo-e-o-museu-do-amanha--brasil-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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