Divulgação de Despesas com P&D Versus Inovação: Um Estudo nas Empresas Listadas na B3 Outros Idiomas

ID:
59570
Resumo:
Investiga-se a associação entre a divulgação de despesas com pesquisa e desenvolvimento (P&D) e o nível de inovação nas empresas brasileiras listadas na B3. Adicionalmente, foi analisada a relação entre a governança corporativa e a divulgação de despesas com P&D e da divulgação das despesas da empresa com P&D e o seu valor de mercado. A amostra reúne todas as 350 empresas listadas na B3 no período de 2015 a 2017. Como proxy para inovação, utilizou-se o número de patentes registradas pela empresa, de acordo com o website Espacenet. Como proxy para governança corporativa, foi utilizada a participação da empresa em um dos níveis diferenciados de governança corporativa. E como proxy para valor de mercado, empregou-se o Q de Tobin. A partir do teste de Mann-Whitney, verificou-se que as empresas da amostra que divulgam despesas com P&D tendem a apresentar número de patentes e valor de mercado superiores aos das empresas que não as divulgam. Entretanto, os resultados da regressão revelaram que na maioria das empresas da amostra a divulgação de despesas com P&D não influencia o nível de inovação. De acordo com o modelo de regressão logística, evidenciou-se que as empresas participantes dos níveis diferenciados de governança corporativa apresentam maior propensão a divulgar as despesas com P&D, comparativamente àquelas não listadas. Por meio da regressão pelo Método dos Mínimos Quadrados Ordinários, evidenciou-se que a divulgação de despesas com P&D não impacta o valor da firma. Esses resultados fornecem a reguladores, investidores e intermediários evidências de que nas empresas da amostra a divulgação de despesas com P&D não influencia o nível de inovação, e sugerem que a inovação pode advir não apenas de atividades internas de P&D, ou que as empresas não vêm divulgando essa informação com o nível de qualidade desejável.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
ADRIANO, N. A.; MEDEIROS, J. T.; VASCONCELOS, A. C.; LUCA, M. M. M. Divulgação de Despesas com P&D Versus Inovação: Um Estudo nas Empresas Listadas na B3. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 13, n. 2, p. 193-209, 2020.
Citação APA:
Adriano, N. A., Medeiros, J. T., Vasconcelos, A. C., & Luca, M. M. M. (2020). Divulgação de Despesas com P&D Versus Inovação: Um Estudo nas Empresas Listadas na B3. Advances in Scientific and Applied Accounting, 13(2), 193-209.
DOI:
http://dx.doi.org/10.14392/asaa.2020130210
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/59570/divulgacao-de-despesas-com-p-d-versus-inovacao--um-estudo-nas-empresas-listadas-na-b3/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português