Resumo:
No presente texto, com base na compreensão de comunicação como processo de construção e disputa de sentidos, realiza-se reflexão sobre a noção de comunicação turística. Procura-se pensar a comunicação turística sobre a perspectiva do Paradigma da Complexidade, destacando alguns de seus diferentes lugares de atualização e objetivos. Da mesma forma, afirma-se que a idéia de “turístico” constrói-se no (re)tecer a rede de significados, portando em ações de comunicação e que, à medida que se criam espaços de escuta, particularmente com a comunidade (entorno), tende-se a potencializar os processos comunicacionais e os seus níveis de comprometimento com o ser/fazer turístico.
Resumo Inglês:
This paper is based on the comprehension of communication as a process of meaning building and dispute. On this hand we reflect about the notion of touristic communication, which is thought under the Paradigm of Complexity perspective, highlighting some of its different updates space and objectives. Likewise, we say that the idea of “Touristic” is built on the (re)weave the network of meaning, wherefore in communication actions which as opportunities to listen are created, particularly in the community (surroundings), it tends to enhance the communication processes and its levels of commitment with the touristic be/do.
Citação ABNT:
BALDISSERA, R.Comunicação Turística. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 2, n. 1, p. 6-15, 2010.
Citação APA:
Baldissera, R.(2010). Comunicação Turística. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 2(1), 6-15.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5985/comunicacao-turistica/i/pt-br
Referências:
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
BALDISSERA, Rudimar. A comunicação pública de turismo no (re)tecer a cultura da comunidade local: presenças e ausências como marcas de poder. In Anais da VIII Reunión de Antropologia del Mercosur – RAM – 2009. Buenos Aires: UNSAM, 2009.
BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional: o treinamento de recursos humanos como rito de passagem. São Leopoldo: Unisinos, 2000.
BALDISSERA, Rudimar. Comunicação turística: a comunicação das secretarias municipais de turismo da Rota Romântica, Vale dos Sinos e Vale do Paranhana (RS). In Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionai s/2008/resumos/R3-0463-1.pdf . Acessado em 21/11/2010.
BALDISSERA, Rudimar. Imagem-conceito: anterior à comunicação, um lugar de significação. Porto Alegre: 2004. Tese (Doutorado) – Faculdade de Comunicação Social da PUCRS.
BALDISSERA, Rudimar. Turismo, cultura e identidade: articulações teóricas. IN ASHTON, Mary Sandra Guerra e BALDISSERA, Rudimar (org.) Turismo em perspectiva. Novo Hamburgo:Feevale, 2003.
CASTRO, Celso. Narrativas e imagens do turismo no Rio de Janeiro. IN Antropologia Urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1997. GASTAL, Susana; CASTROGIOVANI, Antonio Carlos (Orgs.) Turismo na pósmodernidade: (des)inquietações. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003
ECO, Umberto. Tratado geral de semiótica. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1991.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 12. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1996.
GASTAL, Susana; CASTROGIOVANI, Antonio Carlos (Orgs.) Turismo na pósmodernidade: (des)inquietações. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003
GEERTZ, Cliford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989.
MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. Historia de las teorías de la comunicación. Barcelona: Paidós, 1997.
MORIN, Edgar. A comunicação pelo meio (teoria complexa da comunicação). Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre: Edipucrs, abr. 2003, n. 20, p. 7-12.
MORIN, Edgar. A noção de sujeito. In: SCHNITMAN, Dora Fried (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 4558.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
MORIN, Edgar. Meus demônios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. O método 4. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2002.
NIELSEN, Cristian. Turismo e mídia. São Paulo: Contexto, 2002.
WATZLAWICK, Paul; BEAVIN, Janet Helmick; JACKSON, Don D. Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interação. São Paulo: Cultrix, 1999.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação: mass media: contextos e paradigmas, novas tendências, efeitos a longo prazo, o newsmaking. 5. ed. Lisboa: Presença, 1999.