Economia da experiência no turismo: compreensão da atividade turística sob um novo olhar Outros Idiomas

ID:
6005
Resumo:
O presente estudo apresenta o Projeto Economia da Experiência, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, na Região Uva e Vinho, nos anos de 2006 e 2007. A compreensão de tal projeto se dá a partir de pesquisa documental em relatórios e manuais elaborados como resultado do Projeto, e também a partir de entrevistas com empreendedores e consultores que estiveram envolvidos na implantação do projeto nas cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi. Nestas cidades, utilizou-se também a técnica da observação simples para avaliar os empreendimentos estudados. Os resultados encontrados indicam que o Projeto Economia da Experiência foi um case de sucesso para a Região Uva e Vinho, porém, por tratar-se de um projeto-piloto, apresentou algumas questões que merecem ser aperfeiçoadas.
Citação ABNT:
COSTA, A. S.Economia da experiência no turismo: compreensão da atividade turística sob um novo olhar. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 3, n. 1, p. 94-102, 2011.
Citação APA:
Costa, A. S.(2011). Economia da experiência no turismo: compreensão da atividade turística sob um novo olhar. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 3(1), 94-102.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6005/economia-da-experiencia-no-turismo--compreensao-da-atividade-turistica-sob-um-novo-olhar/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BENI, Mário Carlos. Globalização do Turismo: megatendências do setor e a realidade brasileira. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2004. 208 p. 2004.

BENI, Mário Carlos. Turismo: da economia de serviços à economia da experiência. s/d. Disponível em: . Acesso em 02 jun.2010.

FÁVERO, Ivane Maria Remus. Políticas de Turismo: planejamento na região uva e vinho. Caxias do Sul: Educs, 2006. 150p. 2006.

INSTITUTO MARCA BRASIL. Tour da experiência:cartilha completa. Brasília: IMB, 2010. 58 p. 2010.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Plano Nacional de Turismo 2007/2010. Brasília, 2007.

TORRES, Zilah Barbosa. Animação Turística. 3 ed. São Paulo: Roca, 2004. 204p. 2004.