Desempenho Empresarial Superior e Cultura Corporativa na América Latina Outros Idiomas

ID:
60148
Resumo:
Objetivo – O estudo analisa a relação entre o desempenho empresarial superior e a cultura corporativa nas companhias de capital aberto da América Latina, listadas na New York Stock Exchange (NYSE), adotando como pressuposto teórico a Resource-Based View (RBV). Desenho/Metodologia/Abordagem – A pesquisa utilizou a análise de Regressão Linear Múltipla com erros robustos e efeitos aleatórios, em uma amostra que reúne 62 empresas. Os dados foram extraídos do relatório 20-F e base de dados CRSP para o período entre 2011 e 2016. Resultados – Os resultados revelaram que (i) não há diferença entre os tipos de cultura corporativa, considerando- se os países latino-americanos, sendo que a cultura competitiva se destaca em relação às demais tipologias culturais; (ii) as empresas menos alavancadas e de maior porte possuem maior desempenho empresarial superior; e (iii) as empresas auditadas por uma das Big Four auferem desempenho superior na presença de cultura competitiva e criativa. Verificou-se, ainda, que quanto maior for a composição da cultura criativa, maior será o desempenho empresarial superior. Conclui-se que manter uma cultura com ênfase na inovação condiciona vantagem competitiva. Originalidade – As organizações devem se esforçar para compreender e gerenciar a dinâmica da cultura corporativa, aproveitando sua própria cultura dominante na busca por um desempenho corporativo superior. Conforme postulado pela RBV, nossos resultados mostram que o investimento na cultura criativa e inovadora é particularmente favorável à criação de vantagem competitiva e, consequentemente, ao desempenho dos negócios.
Citação ABNT:
GÓIS, A. D.; LUCA, M. M. M. Superior Business Performance and Corporate Culture in Latin America. Revista de Administração da UFSM, v. 13, n. 5, p. 1050-1067, 2020.
Citação APA:
Góis, A. D., & Luca, M. M. M. (2020). Superior Business Performance and Corporate Culture in Latin America. Revista de Administração da UFSM, 13(5), 1050-1067.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465934414
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/60148/desempenho-empresarial-superior-e-cultura-corporativa-na-america-latina/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês