Clusters das Estratégias à Luz dos Dendogramas dos Programas de Stricto Sensu das Instituições de Ensino Superior do Brasil da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo Outros Idiomas

ID:
60363
Resumo:
O objetivo deste estudo foi identificar os clusters das estratégias à luz dos dendogramas dos programas de stricto sensu das Instituições de Ensino Superior do Brasil da área de administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo nos cenários prospectados para o período de 2019 a 2030. Utilizou-se a metodologia de cenários sugerida por Blanning e Reinig. Os resultados evidenciam, por meio dos dendogramas dos clusters das 47 estratégias identificadas neste estudo por cenários (otimista, realista e pessimista) e em conjunto, tendo com isso uma visão macro de como as estratégias prováveis dos programas de pósgraduação stricto sensu das áreas objeto de pesquisa influenciam e contribuem a posteriori para criar vantagem competitiva sustentável e alavancar o valor acadêmico e institucional. Os resultados vislumbrados neste estudo, contribuem para criar valor científico ao tema cenários, no âmbito dos programas de pós-graduação, colaborando consequentemente para seu alargamento, difusão, disseminação e socialização no panorama científico nacional, cooperando concomitantemente para seu crescimento mediante outros estudos científicos análogos a esse no contexto literário acadêmico nacional.
Citação ABNT:
RIBEIRO, H. C. M.; FORTE, S. H. A. C. Clusters das Estratégias à Luz dos Dendogramas dos Programas de Stricto Sensu das Instituições de Ensino Superior do Brasil da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 18, n. 3, p. 99-116, 2020.
Citação APA:
Ribeiro, H. C. M., & Forte, S. H. A. C. (2020). Clusters das Estratégias à Luz dos Dendogramas dos Programas de Stricto Sensu das Instituições de Ensino Superior do Brasil da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Revista Capital Científico - Eletrônica, 18(3), 99-116.
DOI:
10.5935/2177-4153.20200021
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/60363/clusters-das-estrategias-a-luz-dos-dendogramas-dos-programas-de-stricto-sensu-das-instituicoes-de-ensino-superior-do-brasil-da-area-de-administracao-publica-e-de-empresas--ciencias-contabeis-e-turismo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português