Influência das Características Coercitiva e Habilitante do Orçamento no Empoderamento e na Criatividade

ID:
60391
Resumo:
Objetivo: Analisar a influência das características coercitiva e habilitante do orçamento no empoderamento e na criatividade dos gestores. Método: Efetuou-se uma survey com 100 respostas válidas de gestores pertencentes à Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro). Os dados foram analisados a partir da modelagem de equações estruturais, com uso do PartialLeastSquares (PLS). Resultados: Os resultados sugerem que as características coercitivas do orçamento aumentam a criatividade dos gestores de empresas tecnológicas. De outro lado, percebeu-se que as influências das características habilitantes do orçamento na criatividade foram significativas e maiores do que as das características coercitivas. Em relação ao teste de mediação, verificou-se que o empoderamento não mediou a relação entre as características coercitivas do orçamento (planejamento) e a criatividade, mas o empoderamento mediou parcialmente a relação entre as características habilitantes do orçamento (diálogo) e a criatividade. Contribuições: Esta investigação contribui com o campo teórico ao demonstrar que o orçamento empresarial oferece possibilidade de ser percebido de duas formas distintas, o que pode contribuir para o sentimento de empoderamento e a criatividade dos funcionários, facilitando o consumo de recursos de maneira sustentável e inovadora pelas iniciativas criativas dos funcionários.
Citação ABNT:
SILVA, T. B. J.; MAGRO, C. B. D.; SOUZA, L. G.; MONTEIRO, J. J. Influência das Características Coercitiva e Habilitante do Orçamento no Empoderamento e na Criatividade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 14, n. 4, p. 520-538, 2020.
Citação APA:
Silva, T. B. J., Magro, C. B. D., Souza, L. G., & Monteiro, J. J. (2020). Influência das Características Coercitiva e Habilitante do Orçamento no Empoderamento e na Criatividade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 14(4), 520-538.
DOI:
http://dx.doi.org/10.17524/repec.v14i4.2687
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/60391/influencia-das-caracteristicas-coercitiva-e-habilitante-do-orcamento-no-empoderamento-e-na-criatividade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português