Efeitos do Debate do Sistema de Mensuração de Desempenho e do Conflito Cognitivo na Inovação Ambidestra Outros Idiomas

ID:
60438
Resumo:
Este estudo segue o fluxo de pesquisas que investigaram a relação entre o sistema de mensuração de desempenho e a inovação, mas difere ao considerar a inovação um construto multidimensional. Este estudo analisa os efeitos do debate do sistema de mensuração de desempenho e do conflito cognitivo na inovação ambidestra. Uma pesquisa de levantamento foi realizada com gestores de empresas listadas na Brasil Bolsa Balcão (B3), conforme o ranking dos valores de pesquisa e desenvolvimento e do ativo intangível, e obteve-se 124 respostas válidas. Para testar as hipóteses utilizou-se a técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados revelaram que o debate do sistema de mensuração de desempenho influencia positivamente na inovação ambidestra e que o conflito cognitivo modera essa relação. Conclui-se que as discussões entre os gestores sobre as medidas de desempenho permitem a resolução de problemas, busca pela aprendizagem, criatividade e inovação, principalmente quando intensificado pelo conflito cognitivo.
Citação ABNT:
MONTEIRO, J. J.; BEUREN, I. M. Efeitos do Debate do Sistema de Mensuração de Desempenho e do Conflito Cognitivo na Inovação Ambidestra. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 14, n. 1, p. 1-12, 2020.
Citação APA:
Monteiro, J. J., & Beuren, I. M. (2020). Efeitos do Debate do Sistema de Mensuração de Desempenho e do Conflito Cognitivo na Inovação Ambidestra. Revista de Contabilidade e Organizações, 14(1), 1-12.
DOI:
http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2020.170418
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/60438/efeitos-do-debate-do-sistema-de-mensuracao-de-desempenho-e-do-conflito-cognitivo-na-inovacao-ambidestra/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português