Efeitos da Informação na Insegurança e Engajamento no Trabalho em Tempos de Pandemia Outros Idiomas

ID:
60465
Resumo:
Pandemias suscitam cenários de incerteza que afligem até mesmo pessoas acostumadas a promover congruência de informações, como em empresas fintechs. Assim, objetiva-se investigar os efeitos do compartilhamento vertical da informação na mitigação da insegurança no trabalho e no engajamento no trabalho, moderada pela credibilidade da informação de mídias sociais sobre pandemia. Uma survey foi realizada com funcionários da maior startup financeira brasileira e, na análise dos dados, aplicou-se modelagem de equações estruturais e fuzzy-set QCA. Os resultados apontam que compartilhamento vertical da informação mitiga insegurança no trabalho e exerce efeitos no engajamento no trabalho. Compartilhamento vertical da informação e ausência da insegurança são, respectivamente, quase sempre e sempre necessárias, e suficientes para alto engajamento no trabalho. Ademais, a credibilidade da informação modera a relação entre insegurança e engajamento no trabalho. Esses resultados proporcionam contribuições ao revelar efeitos de antecedentes da insegurança e do engajamento no trabalho num período singular de pandemia.
Citação ABNT:
FRARE, A. B.; BEUREN, I. M. Efeitos da Informação na Insegurança e Engajamento no Trabalho em Tempos de Pandemia. Revista de Administração de Empresas, v. 60, n. 6, p. 400-412, 2020.
Citação APA:
Frare, A. B., & Beuren, I. M. (2020). Efeitos da Informação na Insegurança e Engajamento no Trabalho em Tempos de Pandemia. Revista de Administração de Empresas, 60(6), 400-412.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020200604
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/60465/efeitos-da-informacao-na-inseguranca-e-engajamento-no-trabalho-em-tempos-de-pandemia/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português