Gestão de Projetos no Contexto Público: Mapeamento do Campo de Investigação Outros Idiomas

ID:
60491
Resumo:
O advento da Nova Gestão Pública introduziu o conceito de gestão de projetos, até então exclusivo do setor privado, abrindo caminho para o aumento da eficiência do Estado. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é localizar, sintetizar e identificar as proximidades teóricas entre os estudos de gestão de projetos no contexto público. Para alcançá-lo, definiu-se a abordagem metodológica bibliométrica recorrendo à análise relacional de citações, realizada pelos métodos de cocitação e de pareamento bibliográfico, a fim de descobrir relações de conectividade entre as obras publicadas. As análises fatoriais exploratórias da cocitação e do pareamento conduziram a 6 fatores, indicando a estrutura intelectual e possibilitando, também, a geração de um framework de integração dos fatores a partir das citações mais frequentes. Os resultados indicaram a prevalência de estudos sobre competências em gestão de projetos e governo eletrônico. Abre-se, ainda, o leque de discussões com a apresentação de uma agenda especificamente direcionada à gestão de projetos públicos.
Citação ABNT:
MOUTINHO, J. A.; RABECHINI JÚNIOR, R. Gestão de Projetos no Contexto Público: Mapeamento do Campo de Investigação. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 5, p. 1260-1285, 2020.
Citação APA:
Moutinho, J. A., & Rabechini Júnior, R. (2020). Gestão de Projetos no Contexto Público: Mapeamento do Campo de Investigação. Revista de Administração Pública, 54(5), 1260-1285.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220190327
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/60491/gestao-de-projetos-no-contexto-publico--mapeamento-do-campo-de-investigacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português