Assédio Moral Sutil em uma Organização Pública do Poder Legislativo Outros Idiomas

ID:
60518
Resumo:
Objetivou-se compreender o que os trabalhadores de uma organização do Poder Legislativo percebem como práticas de assédio moral e identificar práticas que favoreçam a ocorrência e combatam o assédio moral na percepção deles. Amplia-se, assim, o estudo para além de universidades e órgãos do Poder Judiciário, que têm sido as organizações mais recorrentes nas análises. Os dados primários foram coletados por meio de um questionário enviado por e-mail e foi feita análise de conteúdo. Como principais achados de pesquisa, tem-se que os trabalhadores não identificam a característica de reiteração no conceito de assédio, o que nos faz reconhecer o conceito de violência interpessoal, e que um grande desafio se relaciona à dificuldade de se comprovar situações de boicotes e silenciamentos, isto é, de assédio moral sutil. Outro achado importante se refere ao fato de os pesquisados relacionarem a cultura na organização com a ocorrência do assédio. Sugerimos que a estabilidade e a dificuldade de mobilidade podem ser fatores influenciadores no fenômeno do assédio nessa organização. Concluímos que práticas violentas sutis muitas vezes estão em um espectro de maior discricionariedade do gestor e podem ser confundidas com autonomia gerencial, tornando normalizadas ações que podem estar adoecendo trabalhadores. E que quanto maior essa discricionariedade, acompanhada por uma cultura organizacional repressora, maior é a dificuldade de comprovação do assédio moral que ocorre de forma sutil.
Citação ABNT:
BRETAS, P. F. F.; CAPRONI NETO, H. L.; MOURA-PAULA, M. Assédio Moral Sutil em uma Organização Pública do Poder Legislativo. Revista de Gestão e Secretariado, v. 11, n. 3, art. 3, p. 11-11, 2020.
Citação APA:
Bretas, P. F. F., Caproni Neto, H. L., & Moura-paula, M. (2020). Assédio Moral Sutil em uma Organização Pública do Poder Legislativo. Revista de Gestão e Secretariado, 11(3), 11-11.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v11i3.1091
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/60518/assedio-moral-sutil-em-uma-organizacao-publica-do-poder-legislativo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português