Políticas públicas de Turismo: uma análise dos circuitos turísticos de Minas Gerais sob Concepção de Cluster Outros Idiomas

ID:
6053
Periódico:
Resumo:
Diante da atual competitividade da economia é inevitável que as organizações que compõe cadeia produtiva do turismo busquem novas formas de atuar. Uma forma das organizações adquirirem vantagens competitivas frente ao mercado é através dos clusters. Percebendo essa tendência, o governo do estado de Minas Gerais passou a desenvolver políticas públicas de incentivo à articulação regional do turismo. Por isso, esse trabalho busca analisar a política de implantação e o desenvolvimento dos circuitos turísticos de Minas Gerais a partir da concepção de cluster. Realizou-se um levantamento bibliográfico e uma pesquisa junto aos diretores e gestores dos circuitos. Após as análises dos dados, conclui-se que as iniciativas do governo de Minas coincidem com os princípios de cluster, porém os circuitos ainda estão em fase de implantação, dificultando que esse conceito seja totalmente implementado.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
GOMES, B. M. A.; SILVA, V. J.; SANTOS, A. C. D. Políticas públicas de Turismo: uma análise dos circuitos turísticos de Minas Gerais sob Concepção de Cluster. Turismo em Análise, v. 19, n. 2, art. 3, p. 201-220, 2008.
Citação APA:
Gomes, B. M. A., Silva, V. J., & Santos, A. C. D. (2008). Políticas públicas de Turismo: uma análise dos circuitos turísticos de Minas Gerais sob Concepção de Cluster. Turismo em Análise, 19(2), 201-220.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6053/politicas-publicas-de-turismo--uma-analise-dos-circuitos-turisticos-de-minas-gerais-sob-concepcao-de-cluster/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português