Ensino-Aprendizagem da Liderança para Enfermeiros: Um Estudo Multicaso de Instituições de Nível Superior Outros Idiomas

ID:
60730
Resumo:
Este trabalho objetiva analisar os currículos de enfermagem de três Instituições de Ensino Superior (IES) e compreender a percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança na graduação. Objetiva-se também, identificar quais táticas de influências são utilizadas por enfermeiros líderes (mínimo de dois anos de atividade). Trata-se de estudo exploratório com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por entrevista, análise documental e observação. Os resultados evidenciaram que o currículo, a vocação da IES e o ensinoaprendizagem da liderança em enfermagem, quando mediados pela teoria na vivência, influenciam o desempenho das habilidades dos enfermeiros após a graduação. Conclui-se que em escolas com ensino de assistencialismo é predominante sem a prática vivenciada, e predomínio da educação bancária, o estilo de liderança é transacional, mediado pelas táticas de influência, legitimidade e colaboração. Em escolas onde a prática vivenciada é presente, o estilo de liderança é transformacional, dado por apelos inspiracionais.
Citação ABNT:
SANEMATSU, L. S. A.; MIYAZAKI, F. R.; TOMÉ, A. S.; MARTINS, M. C. F. Ensino-Aprendizagem da Liderança para Enfermeiros: Um Estudo Multicaso de Instituições de Nível Superior. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 11, n. 1, p. 2988-3013, 2020.
Citação APA:
Sanematsu, L. S. A., Miyazaki, F. R., Tomé, A. S., & Martins, M. C. F. (2020). Ensino-Aprendizagem da Liderança para Enfermeiros: Um Estudo Multicaso de Instituições de Nível Superior. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 11(1), 2988-3013.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/60730/ensino-aprendizagem-da-lideranca-para-enfermeiros--um-estudo-multicaso-de-instituicoes-de-nivel-superior/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português