Satisfação no Trabalho: Estudo Longitudinal em uma Organização Pública de Ensino Superior Outros Idiomas

ID:
60753
Resumo:
Objetivo: O objetivo foi analisar a evolução do nível de satisfação no trabalho dos servidores públicos de uma Instituição de Ensino Superior nos anos de 2016 e 2018, anos que tratam de mudança de carga horária na organização. Originalidade/Lacuna: Em pesquisa bibliométrica realizada na base SPELL com os termos “satisfação no trabalho”, “organização pública” e “longitudinal”, não foram encontrados estudos sobre o tema. Aspectos metodológicos: Foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagens quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionários utilizando a Escala da Satisfação no Trabalho (Siqueira, 2008), aplicados aos servidores públicos da organização na cidade de Belo Horizonte nos anos de 2016 e 2018. Utilizou-se ainda 6 entrevistas para entender os fatores que estariam influenciando a alteração da satisfação. Síntese dos resultados: Os dois anos de pesquisa resultaram em indiferença por parte dos funcionários públicos. Porém, em 2018 as dimensões de satisfação com o salário, com a chefia e as promoções resultaram em insatisfação, diferentemente do primeiro ano em que os funcionários se demonstraram indiferentes em todas dimensões. A maioria dos participantes alegou que a mudança de horário implementada na instituição foi o motivador da insatisfação. Contribuições gerenciais: É importante que gestores tenham uma visão da variação da satisfação de seus funcionários utilizando estudos longitudinais, visto que contribuem para reduzir os impactos de políticas de gestão que podem ocorrer devido à diminuição da satisfação dos funcionários, como diminuição da produtividade, rotatividade, absenteísmo, dentre outros.
Citação ABNT:
FALCE, J. L.; MARTINS, A. P.; MUYLDER, C. F.; PARDINI, D. J. Satisfação no Trabalho: Estudo Longitudinal em uma Organização Pública de Ensino Superior. Revista Gestão & Tecnologia, v. 20, n. 4, p. 153-175, 2020.
Citação APA:
Falce, J. L., Martins, A. P., Muylder, C. F., & Pardini, D. J. (2020). Satisfação no Trabalho: Estudo Longitudinal em uma Organização Pública de Ensino Superior. Revista Gestão & Tecnologia, 20(4), 153-175.
DOI:
http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i4.1535
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/60753/satisfacao-no-trabalho--estudo-longitudinal-em-uma-organizacao-publica-de-ensino-superior/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português