Diga-me Quantos te Citam, e eu te Direi Quem És: Estudo Sobre as Citações no Âmbito da Pesquisa Contábil Brasileira Outros Idiomas

ID:
60982
Resumo:
Uma perspectiva teórica afirma que os diversos motivos para que artigos sejam citados transitam entre dois polos denominados universalista e social-construtivista. Características, como originalidade dos resultados e rigor metodológico, são classificadas como fatores do polo universalista; enquanto características, como fama do autor e prestígio do periódico, são classificadas como do polo social-construtivista. Diante dessa perspectiva teórica, coloca-se a questão de pesquisa: quais fatores do polo social-construtivista influenciam as citações que um artigo sobre Contabilidade recebe no âmbito da pesquisa contábil brasileira? Para responder essa questão, fez-se uma coleta de dados de 2.540 artigos, publicados por revistas brasileiras de contabilidade, entre os anos de 2007 e 2012, realizando-se, para a análise desses dados, uma regressão binomial negativa. Com base na revisão de literatura, foram elaboradas 16 hipóteses de fatores que influenciam a quantidade de citações dos artigos. As hipóteses sobre a influência dos fatores afiliação institucional do primeiro autor, revista em que foi publicado, linha de pesquisa e número de referências foram aceitas. Conclui-se, portanto, que, no âmbito da pesquisa contábil brasileira, as citações recebidas por um artigo sofrem influência da afiliação institucional do primeiro autor, da revista em que o artigo foi publicado, da linha de pesquisa a que pertence e do número de referências, ou seja, fatores relacionados ao polo social-construtivista. A aceitação apenas parcial e a rejeição das demais hipóteses revelam que o cenário da pesquisa contábil brasileira se mostra flexível quando comparado ao cenário de pesquisa internacional.
Citação ABNT:
SOARES, S. V.; NOVA, S. P. C. C.; LIMA FILHO, R. N. Diga-me Quantos te Citam, e eu te Direi Quem És: Estudo Sobre as Citações no Âmbito da Pesquisa Contábil Brasileira. Contabilidade Vista & Revista, v. 31, n. 3, p. 148-169, 2020.
Citação APA:
Soares, S. V., Nova, S. P. C. C., & Lima Filho, R. N. (2020). Diga-me Quantos te Citam, e eu te Direi Quem És: Estudo Sobre as Citações no Âmbito da Pesquisa Contábil Brasileira. Contabilidade Vista & Revista, 31(3), 148-169.
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v31i2.5992
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/60982/diga-me-quantos-te-citam--e-eu-te-direi-quem-es--estudo-sobre-as-citacoes-no-ambito-da-pesquisa-contabil-brasileira/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português