Estratégias de Atenuação do Conflito Trabalho-Família Utilizadas por Empreendedoras Outros Idiomas

ID:
61022
Resumo:
O estudo analisou as estratégias de atenuação do conflito trabalho-família utilizadas por mulheres empreendedoras. Para tal, realizou-se pesquisa qualitativa e descritiva, mediante entrevista com 9 empresárias. Os resultados indicam que a principal estratégia de atenuação é o compartilhamento de papéis por meio da gestão profissional, terceirização doméstica e gestão familiar. O estudo contribui para a incipiente discussão sobre os efeitos positivos da maternidade para o campo da gestão, destacando-se a redução dos conflitos, a profissionalização e o crescimento dos negócios. Sugerem-se políticas públicas que forneçam serviços de cuidado capazes de auxiliar na conciliação das demandas domésticas e profissionais, repercutindo na gestão dos empreendimentos geridos por mulheres.
Citação ABNT:
CABRAL, A. C. A.; IPIRANGA, A. S. R.; SANTOS, S. M. D.; LIMA, T. C. B.; BANDEIRA, E. L. Estratégias de Atenuação do Conflito Trabalho-Família Utilizadas por Empreendedoras. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 18, n. 1, p. 208-226, 2020.
Citação APA:
Cabral, A. C. A., Ipiranga, A. S. R., Santos, S. M. D., Lima, T. C. B., & Bandeira, E. L. (2020). Estratégias de Atenuação do Conflito Trabalho-Família Utilizadas por Empreendedoras. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 18(1), 208-226.
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.2020.44134
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/61022/estrategias-de-atenuacao-do-conflito-trabalho-familia-utilizadas-por-empreendedoras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português