Título Inglês:
The impact of Central Bank of Brazil results on fulfillment with the golden rule
Resumo:
A Regra de Ouro, estabelecida no Brasil pelo artigo 167 da Constituição Federal de 1988, teve como objetivo melhorar a qualidade do gasto público, evitando que haja aumento de despesas correntes financiadas com a assunção de operações de crédito. Até o ano de 2000 observa-se no país constante desequilíbrio fiscal, ou seja, os gastos permaneceram superiores às receitas, impactando diretamente no crescimento econômico. Nesse contexto, foi editada a Lei Complementar 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), definindo critérios, condições e limites à gestão orçamentária, financeira e patrimonial e criando novos mecanismos de controle dos gastos públicos. A forma como a Regra de Ouro foi instituída no Brasil, no entanto, permite seu cumprimento mesmo com o endividamento crescendo acima dos investimentos públicos. Isso ocorre porque o volume elevado de receitas financeiras de que dispõe o governo federal brasileiro, dentre elas o resultado positivo do Banco Central transferido ao Tesouro Nacional, contribuem para o seu cumprimento. O objetivo deste artigo é analisar os impactos da transferência dos resultados do Banco Central, no período de 2008 a 2019, no cumprimento da Regra de Ouro no Brasil. As análises sugerem que, em especial a partir de 2010, o repasse do lucro operacional e o repasse decorrente das operações cambiais do Banco Central contribuíram para que o Tesouro Nacional cumprisse o mandamento Constitucional. Como consequência, todavia, o controle do endividamento público e do equilíbrio fiscal restou prejudicado.
Resumo Inglês:
The Golden Rule, established in Brazil by article 167 of the Federal Constitution of 1988, aimed to improve the quality of public spending, avoiding an increase in current expenses financed by the assumption of credit operations. However, up to the year 2000, there is a constant fiscal imbalance in the country, that is, spending remained higher than revenues, directly impacting economic growth. In this context, Complementary Law 101/2000, known as the Fiscal Responsibility Law (LRF), defining criteria, conditions and limits for budgetary, financial and asset management and implementing new mechanisms for controlling public expenditures. However, how the Golden Rule was implemented in Brazil allows it to be fulfilled even with the indebtedness growing well above public investments. This is because the high volume of financial revenues available to the Brazilian federal government, among them, the positive result of the Central Bank transferred to the National Treasury, contributes to its fulfillment. In this sense, the objective of this article is to analyze the impacts of the transfer of the results of the Central Bank, in the period from 2008 to 2019, in compliance with the Golden Rule in Brazil. The analysis shows that, especially from 2010 onwards, the transfer of operating income and the foreign exchange operations of the Central Bank to the National Treasury contributed to the National Treasury demonstrating compliance with the Constitutional mandate. However, as a consequence, the control of public indebtedness and fiscal balance was impaired.
Citação ABNT:
NUNES, A.; FALCÃO, P. G. F.; MONTEIRO, N.; ALMEIDA, A. N.; SOUZA, C. V. N. O impacto do resultado do Banco Central do Brasil para o cumprimento da regra de ouro. Desenvolvimento em Questão, v. 18, n. 53, p. 120-137, 2020.
Citação APA:
Nunes, A., Falcão, P. G. F., Monteiro, N., Almeida, A. N., & Souza, C. V. N. (2020). O impacto do resultado do Banco Central do Brasil para o cumprimento da regra de ouro. Desenvolvimento em Questão, 18(53), 120-137.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/61096/o-impacto-do-resultado-do-banco-central-do-brasil-para-o-cumprimento-da-regra-de-ouro/i/pt-br
Referências:
AFONSO, J. R. R. Responsabilidade fiscal: uma memória da lei. FGV Projetos, 2010. Disponível em: https:// bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/6941/364.pdf. Acesso em: 2 maio 2020.
BAUMANN, E.; DÖNNEBRINK, E.; KASTROP, C. A concept for a new budget rule for Germany. In: CESifo Forum. München: ifo Institut für Wirtschaftsforschung an der Universität München, 2008. p. 37-45. Disponível em: file:///Users/fernando/Downloads/SSRN-id2004444.pdf. Acesso em: 1º maio 2020.
BRASIL. Lei Complementar, n° 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 de maio de 2000.
BRASIL. Lei, n° 11.803, de 5 de novembro de 2008. Altera a Lei no 10.179, de 6 de fevereiro de 2001, dispõe sobre a utilização do superávit financeiro em 31 de dezembro de 2007, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 de novembro de 2008.
CHOTE, R.; EMMERSON, C.; TETLOW, G. The fiscal rules and policy framework. 2009. p. 81-112. Disponível em: https://www.ifs.org.uk/budgets/gb2008/08chap3.pdf. Acesso em: 1º maio 2020.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. Com a nova lei, Tesouro pode resgatar R$70 bi em títulos. 2019. Disponível em: https://cnf.org.br/com-nova-lei-tesouro-pode-resgatar-r-70-bi-em-titulos/. Acesso em: 30 jun. 2020.
COURI, D. et al. Estudo especial regra de ouro no Brasil: balanços e desafios. Instituição Fiscal Financeira; Senado Federal. 2018. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/540060/EE_n05_2018.pdf. Acesso em: 1º maio 2020.
FRANCO, G. O jogo do Papagaio. Jornal O Estado de São Paulo, maio 2016. Disponível em: http://itv.org. br/opiniao/o-jogo-do-papagaio-por-gustavo-franco. Acesso em: 25 jul. 2018.
GOBETTI, S. W. Regras fiscais no Brasil e na Europa: um estudo comparativo e propositivo. Texto para Discussão. 2014. Disponível em: https://www.econstor.eu/bitstream/10419/121671/1/815273592.pdf. Acesso em: 5 maio 2020.
GOLLO, R. D. Análise do nível de reservas internacionais dos países emergentes de 2000 a 2010. 2012. Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3285. Acesso em: 25 jun. 2020.
KAFRUNI, S. Lei de Responsabilidade Fiscal completa 20 anos enfrentando desrespeito. Autores da norma alertam que, não fossem estabelecidos esses limites em 2000, a situação estaria ainda pior. Correio Braziliense, mar. 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2020/03/01/internas_economia,831272/lei-de-responsabilidade-fiscal-completa-20-anos.shtml. Acesso em: 1º maio 2020.
LEITE, M. A Lei de Responsabilidade Fiscal e o combate ao crime de corrupção. 2011. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/17922221.pdf. Acesso em: Acesso em: 5 maio 2020.
MENDES, M. J. A Lei 11.803/2008 e a Relação Financeira Tesouro – Banco Central. Brasília: Núcleo de Estudos e Pesquisas/CONLEG/Senado, fev. 2016 (Texto para Discussão nº 189). Disponível em: https://www2. senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518437/TD189-MarcosMendes.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 2 maio 2020.
MENDES, M. J. Gastos pró-cíclicos e crise fiscal. Brasil economia e governo. Finanças públicas e gestão pública, jun. 2015. Disponível em: http://www.brasil-economia-governo.org.br/2015/06/24/gastos-pro-ciclicos-e-crise-fiscal/. Acesso em: 2 maio 2020.
NASCIMENTO, E. R.; DEBUS, I. Lei complementar n. 101/2000: entendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Brasília, DF: Secretaria do Tesouro Nacional, 2002.
NÓBREGA, M. Lei de responsabilidade fiscal e leis orçamentárias. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2002.
NUNES, S. P. P.; NUNES, R. Relacionamento entre Tesouro Nacional e Banco Central: aspectos da coordenação entre as políticas fiscal e monetária no Brasil. Brasília: Esaf, 1999. Disponível em: http://www. tesouro.fazenda.gov.br/Premio_TN/ivpremio/divida/2afdpIVPTN/NUNES_Selene_NUNES_Ricardo.pdf.
PIERRY, F. Governo “pedala” há 13 anos para cumprir regra que pode levar a impeachment. Jornal Gazeta do Povo, abr. 2018. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/governo-pedala-ha-13-anos-para-cumprir-regra-que-pode-levar-a-impeachment-55y78omhdlbx0zzrjcoahfetk/. Acesso em: 1º maio 2020.
PIRES, M. Uma análise da regra de ouro no Brasil. 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/36283/1/1809-4538-rep-39-01-39.pdf. Acesso em: 1º maio 2020.
ROSA, A.; NETO, A. G. Improbidade administrativa e lei de responsabilidade fiscal: conexões necessárias. Florianópolis: Habitus, 2001.
RYTENBAND, R. Mais contabilidade criativa: a relação entre Banco Central e Tesouro Nacional precisa mudar! Site Dinheirama, 2016. Disponível em: https://dinheirama.com/contabilidade-criativa-relacao-banco-central-tesouro-nacional-mudar/. Acesso em: 1º maio 2020.
SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Informe Dívida, maio de 2018. Disponível em: http://www.tesourotransparente.gov.br/visualizacoes/regra-de-ouro. Acesso em: 29 jul. 2018b.
SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Relatório Contábil do Tesouro Nacional: uma análise dos ativos e passivos da União, 2018. Disponível em: https://www.tesourotransparente.gov.br/publicacoes/relatorio-contabil-do-tesouro-nacional-rctn/2018/114. Acesso em: 7 jul. 2018a.
SENADO FEDERAL. Projeto de Lei do Senado (PLS) 314. 2017. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/ sdleg-getter/documento?dm=7162995&disposition=inline. Acesso em: 1º maio 2020.
TAVARES, M. A. et al. Princípios e regras em finanças públicas: a proposta da Lei de Responsabilidade Fiscal do Brasil. Brasília: Seminário Cepal, 1999.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Acórdão 1.259/2011 – TCU – Plenário. Relator ministro Walton Alencar. 2011. Disponível em: https://contas.tcu.gov.br/etcu/ObterDocumentoSisdoc?seAbrirDocNoBrowser=true&codArqCatalogado=2137536&codPapelTramitavel=45742239. Acesso em: 2 maio 2020.