As microescalas do desenvolvimento regional: reflexões sobre o direito à cidade de pessoas LGBTQI+ Outros Idiomas

ID:
61138
Resumo:
Objetivo: compreender a relação entre a concepção de desenvolvimento regional, segundo um caminho decolonial, e a vivência cotidiana de pessoas LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, Queer, Intersexuais e outras possibilidades de identidade de gênero e orientação afetiva-sexual), relacionando-as com o Direito à Cidade. Metodologia/abordagem: A metodologia empregada baseia-se especialmente em contraposições de análises de autores e autoras e a abordagem teórica adotada parte do conhecimento decolonial, envolvendo teorizações combinadas. Originalidade/Relevância:: A sua originalidade e relevância são justificadas pela desvinculação da produção teórica do modelo hegemônico, em favor de um pensamento que permita vislumbrar outros modos de vida, relacionados às pessoas LGBTQI+, o que também se apresenta enquanto uma contribuição social. Principais resultados: Como resultado constatou-se que a efetivação do Direito à Cidade da população LGBTQI+ perpassa por questões que vão além da segurança e do combate à LGBTfobia, porque o Direito à Cidade é amplo. Emerge a necessidade de pensar políticas públicas, ações e mecanismos de transformação social e outras pesquisas que discutam o tema. Contribuições teóricas/metodológicas : Teoricamente e metodologicamente evidenciou-se que o desenvolvimento regional tem de ser compreendido para além de indicadores econômicos e que a categoria gênero mostra-se enquanto uma elaboração social e cultural, sobretudo quando pensada a partir da decolonialidade.
Citação ABNT:
SOUZA, M. B.; ORNAT, M. J. As microescalas do desenvolvimento regional: reflexões sobre o direito à cidade de pessoas LGBTQI+. International Journal of Professional Business Review, v. 5, n. 2, p. 141-152, 2020.
Citação APA:
Souza, M. B., & Ornat, M. J. (2020). As microescalas do desenvolvimento regional: reflexões sobre o direito à cidade de pessoas LGBTQI+. International Journal of Professional Business Review, 5(2), 141-152.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/61138/as-microescalas-do-desenvolvimento-regional--reflexoes-sobre-o-direito-a-cidade-de-pessoas-lgbtqi-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português