Articulação de redes sociais por empreendedores na formação do capital social: um estudo de caso de uma empresa do setor de turismo do interior do Paraná Outros Idiomas

ID:
6114
Periódico:
Resumo:
Na criação de novos negócios os empreendedores tendem a mobilizar sua rede social para obter informações para acessar recursos e transformar visões e planos de negócios em realidade (BIRLEY, 1985). Se a rede social dos empreendedores, construídas pelos contatos formais e informais, contribuem para o alcance dos seus objetivos, estas redes são seu capital social. (BURT, 1992; PUTNAM, 1995). Este estudo tem como objetivo compreender como as redes sociais são utilizadas pelos empreendedores na formação do seu capital social, nas fases de criação e de desenvolvimento de um negócio. Realizou-se um estudo qualitativo de caso único em uma empresa do setor turístico localizada na região norte pioneiro do Paraná. As evidencias foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os empreendedores além de observação simples e análise de documentos. Os resultados do trabalho sugerem que nas duas fases dos negócios; na criação e desenvolvimento, a rede social dos empreendedores permitiu acesso aos diferentes recursos que contribuíram para a formação do seu capital social.
Citação ABNT:
DUCCI, N. P. C.; TEIXEIRA, R. M. Articulação de redes sociais por empreendedores na formação do capital social: um estudo de caso de uma empresa do setor de turismo do interior do Paraná. Turismo em Análise, v. 21, n. 1, art. 10, p. 165-189, 2010.
Citação APA:
Ducci, N. P. C., & Teixeira, R. M. (2010). Articulação de redes sociais por empreendedores na formação do capital social: um estudo de caso de uma empresa do setor de turismo do interior do Paraná. Turismo em Análise, 21(1), 165-189.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6114/articulacao-de-redes-sociais-por-empreendedores-na-formacao-do-capital-social--um-estudo-de-caso-de-uma-empresa-do-setor-de-turismo-do-interior-do-parana/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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