Estudo sobre os aspectos mais relevantes para selecionar uma moradia na cidade de São Paulo na ótica dos moradores Outros Idiomas

ID:
61141
Resumo:
Objetivo do estudo: Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre as moradias precárias na região central de São Paulo com foco nos cortiços a fim de identificar quais os aspectos mais relevantes para selecionar uma moradia, na ótica dos moradores. Metodologia/abordagem: A metodologia utilizada foi de caráter descritivo, apresentando uma pesquisa objetiva, constituída de pesquisa de campo. A pesquisa foi aplicada na região central de São Paulo em três bairros com residências precárias, sendo entrevistadas 101 pessoas. Principais resultados: A pesquisa demonstra que a localização da habitação, na ótica dos moradores, é o fator mais relevante, pois muitos não tem condições de pagar transportes e, ainda, há moradores que por motivo de trabalho não tem como deixar menores em casa. Contribuições teóricas/metodológicas: Sabe-se que a localização habitacional é um dos fatores que faz os indivíduos viverem nessas habitações, além de outros fatores mais pessoais. Contudo, os habitantes consideram importante estarem próximos aos elementos de sua maior utilização, principalmente o trabalho e a escola. Relevância/originalidade: Há dois aspectos que se destacam no trabalho, o primeiro é o fato de pesquisar diretamente as pessoas que são público-alvo para os planos sociais de habitação. O segundo é o fato de demonstrar que para os moradores a localidade é algo fundamental para as políticas habitacionais. Contribuições: A pesquisa pode auxiliar a compreensão dos gestores dos fatores de maior relevância para as pessoas de baixa renda selecionarem a sua habitação e, também, colabora para sensibilizar a opinião pública sobre o fato de que a localização é um dos principais aspectos a serem considerados, em especial para a população de baixa renda da cidade de São Paulo.
Citação ABNT:
LOPES, J. R.; SANTOS, F. A. Estudo sobre os aspectos mais relevantes para selecionar uma moradia na cidade de São Paulo na ótica dos moradores. International Journal of Professional Business Review, v. 5, n. 2, p. 179-193, 2020.
Citação APA:
Lopes, J. R., & Santos, F. A. (2020). Estudo sobre os aspectos mais relevantes para selecionar uma moradia na cidade de São Paulo na ótica dos moradores. International Journal of Professional Business Review, 5(2), 179-193.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/61141/estudo-sobre-os-aspectos-mais-relevantes-para-selecionar-uma-moradia-na-cidade-de-sao-paulo-na-otica-dos-moradores/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português