Os sertões do Piauí em dinamização: dilemas e desafios para gestão urbana em uma cidade de comando regional piauiense Outros Idiomas

ID:
61142
Resumo:
Objetivo do estudo: Este artigo objetiva apontar e discutir os dilemas e desafios da gestão urbana que Picos/PI, vem experimentando, considerando seu atual Plano Diretor. Metodologia/abordagem: a construção da pesquisa está pautada em dois momentos: o primeiro, de base teórica, entre diferentes pensadores, na literatura urbano e regional. O segundo, de natureza qualitativa, cuja referência é a seleção, interpretação e análise técnica de documentos legais do município de Picos/PI: Plano Diretor vigente e a Lei municipal do Uso do Solo. Originalidade/Relevância: O dinamismo urbano e regional ocorrido em muitas cidades localizadas, fora dos quadros metropolitanos do Brasil, desde a década de 1980, tem motivado a constituição de uma rica agenda de pesquisas acadêmicas, cuja direção tem se dado sobre os processos de gestão urbana e análises sobre os diferentes instrumentos de ordenamento urbano. Muitas reflexões têm questionado o futuro daquelas cidades, a partir da existência e execução de seus Planos Diretores. Nesse contexto, aparece Picos/PI, uma Cidade de Comando Regional, qualificada, pelas fortes interações espaciais, bem como, pela destacada capacidade, de uma Área Urbana Funcional (FUA), nos sertões do estado do Piauí, Brasil Principais resultados: O principal dilema, repousa na observação de que as legislações analisadas possuem uma série de inconformidades com a organicidade da referida cidade. Frente a isso, o grande desafio é essencialmente político: a urgente atualização Plano Diretor, bem como, da sua efetiva aplicação, com vistas à resolução de uma série de demandas, de organização espacial, no contexto intraurbano. Contribuições teóricas/metodológicas: Analise e interpretação dos papeis urbanos na região e os rebatimentos espaciais a partir da concepção de Cidades de Comando regional.
Citação ABNT:
LIMA, J. G.Os sertões do Piauí em dinamização: dilemas e desafios para gestão urbana em uma cidade de comando regional piauiense. International Journal of Professional Business Review, v. 5, n. 2, p. 194-213, 2020.
Citação APA:
Lima, J. G.(2020). Os sertões do Piauí em dinamização: dilemas e desafios para gestão urbana em uma cidade de comando regional piauiense. International Journal of Professional Business Review, 5(2), 194-213.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/61142/os-sertoes-do-piaui-em-dinamizacao--dilemas-e-desafios-para-gestao-urbana-em-uma-cidade-de-comando-regional-piauiense/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português