Cidades sustentáveis: caminhos e possibilidades Outros Idiomas

ID:
61143
Resumo:
Objetivo do estudo: Analisar as percepções de lideranças locais sobre o status da cidade de Chapecó (SC) quanto aos eixos temáticos do Programa Cidades Sustentáveis. Metodologia/abordagem: Estudo descritivo e abordagem qualitativa. Coleta de dados realizada por meio de onze entrevistas semiestruturadas. Análise de conteúdo realizada a partir das categorias estabelecidas a priori, com o apoio do software Atlas TI. Originalidade/Relevância: Cidades sustentáveis é temática ampla e complexa com diferentes abordagens. Assim, o enfoque em uma cidade média em expansão que atua como polo regional e apresenta distintas espacialidades dos processos urbanos decorrentes da sua complexidade e interconexão é original. Possibilita contribuir com discussões sobre bem-estar e qualidade de vida das pessoas, trabalho decente, crescimento econômico, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades e cidades e comunidades sustentáveis. Principais resultados: Os resultados evidenciaram a formação de polinúcleos urbanos que tornam a cidade média mais equilibrada e mais sustentável em termos de distribuição espacial. Embora previsto na legislação municipal que o primeiro uso a se consolidar seja o residencial, seguido de atividades econômicas, este último depende muito dos níveis de renda, da infraestrutura, da ligação com o entorno, dos serviços públicos e da saturação da área urbana central. É possível afirmar que a cidade de Chapecó dedica esforços em busca da sustentabilidade, mas esse empenho ainda é incipiente. Contribuições teóricas/metodológicas: As relações entre diferentes dimensões que emergem em contextos específicos de uma cidade média são sinérgicas mas também camuflam tensões entre categorias e principais práticas de cidade sustentáveis.
Citação ABNT:
FABRIS, J.; BERNARDY, R. J.; SEHNEM, S.; PIEKAS, A. A. S. Cidades sustentáveis: caminhos e possibilidades. International Journal of Professional Business Review, v. 5, n. 2, p. 214-233, 2020.
Citação APA:
Fabris, J., Bernardy, R. J., Sehnem, S., & Piekas, A. A. S. (2020). Cidades sustentáveis: caminhos e possibilidades. International Journal of Professional Business Review, 5(2), 214-233.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/61143/cidades-sustentaveis--caminhos-e-possibilidades/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português