Modelos de inovação na interação universidade-empresa: observações em agências de inovação e organizações empresariais Outros Idiomas

ID:
61152
Resumo:
Objetivo do estudo: O objetivo da pesquisa foi identificar quais os tipos de inovação mais recorrentes nas empresas e agências de inovação brasileiras em ações de interação e transferência tecnológica. Metodologia: A premissa metodológica foi teórica-empírica e descritiva, com análise dos dados extraídos por meio de questionários e entrevistas pela amostra de agências de inovação filiadas ao FORTEC e empresas associadas na ANPEI e ANPROTEC. Originalidade/Relevância: Não foi identificada na literatura, pesquisa com o recorte dos tipos de inovação mais recorrentes nos processos de transferência tecnológica entre empresas e agências de inovação brasileiras. Principais resultados: A inovação incremental foi a mais recorrente nos processos de interação das empresas e agências de inovação, como também os índices de inovação radical e disruptiva obtiveram média satisfatória no intervalo da escala Likert. Contribuições teóricas/metodológicas: A pesquisa contribuiu para a identificação dos modelos de inovação com maior frequência na interação de empresas e agências de inovação brasileiras, com uso do método para futuros levantamentos de outras formas interativas dos atores pesquisados. Contribuições sociais/para a gestão: Os resultados identificados na pesquisa podem estimular ações para intensificar as interações e processos de transferência tecnológica entre empresas e agências de inovação brasileiras.
Citação ABNT:
DESIDÉRIO, P. H. M.; MARQUES, J. C.; BITTENCOURT, I. M.; NEDER, R.; CARDOSO SOBRINHO, C. A. Models of innovation in university-company interaction: observations in innovation agencies and business organizations. International Journal of Innovation, v. 8, n. 3, p. 466-488, 2020.
Citação APA:
Desidério, P. H. M., Marques, J. C., Bittencourt, I. M., Neder, R., & Cardoso Sobrinho, C. A. (2020). Models of innovation in university-company interaction: observations in innovation agencies and business organizations. International Journal of Innovation, 8(3), 466-488.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/61152/modelos-de-inovacao-na-interacao-universidade-empresa--observacoes-em-agencias-de-inovacao-e-organizacoes-empresariais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
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