Impactos da divulgação de prejuízos nos retornos de ações de companhias participantes do IBOVESPA Outros Idiomas

ID:
6142
Resumo:
A partir do crescimento recente da abordagem positiva da teoria da contabilidade, tem-se verificado a crescente necessidade de testes empíricos para a validação das práticas contábeis. Nesse contexto, um ramo de pesquisas empíricas, que tem se destacado, visa investigar a influência da informação contábil no mercado de capitais. O modo como o mercado reage a informações específicas presentes nas demonstrações financeiras auxilia na análise da utilidade dos principais instrumentos de comunicação da contabilidade. Dentre as informações específicas, o resultado do exercício destaca-se como uma das mais relevantes, apontando (no caso de lucro) a capacidade de crescimento e o potencial de criação de valor econômico da firma e vice-versa. Nesse sentido, buscou-se, na presente pesquisa, identificar a reação do mercado de capitais frente a anúncios de prejuízos apresentados pelas empresas de capital aberto. O estudo em questão foi analisado a partir da metodologia do estudo de eventos, que possibilita a investigação dos impactos da informação pública no mercado acionário. Os resultados demonstraram que o anúncio de prejuízos via Demonstração de Resultados do Exercício apresentou-se como uma informação contábil relevante, que gerou reações negativas no mercado de capitais, como a queda nos preços e retornos das ações da maioria das empresas da amostra analisada na pesquisa nos dias seguintes ao anúncio. Verificou-se ainda a eficiência da forma semiforte para o mercado de ações brasileiro em relação a essa informação, uma vez que os retornos anormais tenderam a desaparecer após dois dias de negociação após o evento.
Citação ABNT:
TAKAMATSU, R. T.; LAMOUNIER, W. M.; COLAUTO, R. D. Impactos da divulgação de prejuízos nos retornos de ações de companhias participantes do IBOVESPA. Revista Universo Contábil, v. 4, n. 1, p. 46-63, 2008.
Citação APA:
Takamatsu, R. T., Lamounier, W. M., & Colauto, R. D. (2008). Impactos da divulgação de prejuízos nos retornos de ações de companhias participantes do IBOVESPA. Revista Universo Contábil, 4(1), 46-63.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6142/impactos-da-divulgacao-de-prejuizos-nos-retornos-de-acoes-de-companhias-participantes-do-ibovespa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português