A Verdade Agridoce: Responsabilidade Social Corporativa na Comunicação Online entre um Fabricante de Café e seus Consumidores

ID:
61593
Resumo:
Com o aumento no uso da internet, as redes sociais têm atuado como um canal de relacionamento entre consumidores e empresas. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a comunicação entre uma empresa e seus clientes em uma comunidade online brasileira, utilizando como base o critério de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) do Modelo VBA, que é composto dos elementos valor, equilíbrio e transparência. Para tal, aplicou-se uma netnografia na página do Facebook de uma marca que fabrica e comercializa máquinas e cápsulas de café. Os resultados demonstram que os elementos trabalhados no Modelo VBA não atendem aos critérios esperados na rede social da empresa estudada, evidenciando a discrepância entre o que a empresa pretende entregar e o que é, de fato, entregue aos consumidores. Esses achados trazem implicações para a teoria e a prática das organizações, ampliando a discussão sobre práticas de RSC e o comportamento do consumidor. Além disso, destaca a necessidade de investigar profundamente os construtos que compõem o Modelo VBA, contribuindo para o desenvolvimento do campo de estudo.
Citação ABNT:
KIELING, A. P.; SOUZA, M. J. B.; LYRA, F. R.; BOEING, R. A Verdade Agridoce: Responsabilidade Social Corporativa na Comunicação Online entre um Fabricante de Café e seus Consumidores. Brazilian Business Review, v. 18, n. 2, p. 160-176, 2021.
Citação APA:
Kieling, A. P., Souza, M. J. B., Lyra, F. R., & Boeing, R. (2021). A Verdade Agridoce: Responsabilidade Social Corporativa na Comunicação Online entre um Fabricante de Café e seus Consumidores. Brazilian Business Review, 18(2), 160-176.
DOI:
https://doi.org/10.15728/bbr.2021.18.2.3
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/61593/a-verdade-agridoce--responsabilidade-social-corporativa-na-comunicacao-online-entre-um-fabricante-de-cafe-e-seus-consumidores/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português