Priorização de Stakeholders em Gestão de Projetos: Aplicação do Método de Análise de Hierarquia Multicritério – AHP Outros Idiomas

ID:
61640
Resumo:
Objetivo do estudo: este artigo tem como finalidade propor uma hierarquia de critérios de classificação de stakeholders em projetos de Tecnologia da Informação (TI). Metodologia: O método de priorização utilizado trata-se da metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) com objetivo de propor um ranking baseado em critérios pré-definidos que poderá ter sua relevância ajustada de acordo com a característica do projeto. Foram considerados fatores relacionados aos atributos de poder, legitimidade, urgência, interesse, influência e impacto dos stakeholders nos projetos, investigando-se uma amostra de 53 gestores de projetos. Originalidade/Relevância: O uso da abordagem da saliência de stakeholders e do método AHP fornecem uma ferramenta para priorização de stakeholders em projetos de TI. Principais resultados: Na avaliação de critérios que necessitam maior atenção na gestão, constatou-se que stakeholders com Poder, Legitimidade e Influência são os que costumam exigir maior atenção dos gestores de projetos, deixando assim, os critérios de Urgência, Interesse e Impacto como menor relevância. Contribuições metodológicas: apresenta-se um método que pode ser utilizado e adequado para cada projeto de acordo com seu ambiente e características, fazendo com que a classificação de stakeholders seja customizada e baseada em comparações e não em percepções. Contribuições para a gestão: refere-se ao aperfeiçoamento da capacidade de classificação de stakeholders em projetos de TI, apresentando uma proposta para priorizar as ações junto aos stakeholders mais críticos, sugerindo um método para ordenação que facilitará a atuação da equipe de gestão em casos de muitas pessoas com alta probabilidade de impactar ou ser impactado pelo projeto.
Citação ABNT:
MASCENA, K. M. C.; SANTOS, F. V. D.; STOCKER, F. Priorização de Stakeholders em Gestão de Projetos: Aplicação do Método de Análise de Hierarquia Multicritério – AHP. International Journal of Professional Business Review, v. 6, n. 1, p. 1-19, 2021.
Citação APA:
Mascena, K. M. C., Santos, F. V. D., & Stocker, F. (2021). Priorização de Stakeholders em Gestão de Projetos: Aplicação do Método de Análise de Hierarquia Multicritério – AHP. International Journal of Professional Business Review, 6(1), 1-19.
DOI:
http://dx.doi.org/10.26668/businessreview/2021.v6i1.195
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/61640/priorizacao-de-stakeholders-em-gestao-de-projetos--aplicacao-do-metodo-de-analise-de-hierarquia-multicriterio-----ahp/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português