O que Sabemos sobre as Barreiras à Transferência de Conhecimento? Um Estudo Bibliométrico sobre Internal Stickiness Outros Idiomas

ID:
61644
Resumo:
Objetivo do estudo: identificar a estrutura intelectual da pesquisa sobre (IS) a partir das referências existentes nas publicações sobre esse tema. Metodologia / Abordagem: foi usada uma análise bibliométrica de citação e cocitação, como também uma análise de rede. A amostra, após trabalhada e livre de artigos que não faziam parte do tema, foi composta por 152 artigos entre o ano de 1994 a 2018. Originalidade / Relevância: A transferência de conhecimento e melhores práticas entre os membros da organização têm atraído considerações da academia e das organizações, porque a competitividade da empresa está diretamente ligada ao conhecimento adquirido e seu compartilhamento. A dificuldade de transferir conhecimento e melhores práticas nas organizações é representada pelo termo Internal Stickiness (IS). Principais resultados: identificou-se três campos que direcionam as pesquisas sobre (IS): Transferência de Conhecimento; Transferência de Conhecimento como fator positivo para a organização; Transferência de Conhecimento e Inovação Estratégica. Contribuições teóricas / metodológicas: foi possível identificar que não tinha nenhum artigo de revisão sobre o tema (IS). Então, este estudo pôde contribuir com a teoria e mostrar os trabalhos existentes que tiveram uma maior influência sobre (IS). Contribuições sociais / para a gestão: percebe-se que os artigos existentes tratam de (IS) como a dificuldade de transferência de conhecimento. Com isto, este estudo pode contribuí também com a prática da transferência de conhecimento, principalmente, porque este tema está relacionado com o desenvolvimento da vantagem competitiva nas empresas.
Citação ABNT:
ARAUJO, V. A. A.; SCAFUTO, I. C. O que Sabemos sobre as Barreiras à Transferência de Conhecimento? Um Estudo Bibliométrico sobre Internal Stickiness. International Journal of Professional Business Review, v. 6, n. 1, p. 1-19, 2021.
Citação APA:
Araujo, V. A. A., & Scafuto, I. C. (2021). O que Sabemos sobre as Barreiras à Transferência de Conhecimento? Um Estudo Bibliométrico sobre Internal Stickiness. International Journal of Professional Business Review, 6(1), 1-19.
DOI:
http://dx.doi.org/10.26668/businessreview/2021.v6i1.212
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/61644/o-que-sabemos-sobre-as-barreiras-a-transferencia-de-conhecimento--um-estudo-bibliometrico-sobre-internal-stickiness/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português