O conceito de professor investigador: os saberes e as competências necessárias à docência reflexiva na área Contábil Outros Idiomas

ID:
6174
Resumo:
Uma cultura de investigação fundamenta-se na idéia de uma ciência educativa em que cada sala de aula é um laboratório e cada professor um membro da comunidade científica. Este artigo tem como objetivo apresentar, discutir e analisar as principais tendências investigativas sobre a formação de professores na perspectiva reflexiva e, desse modo, apontar os saberes e as competências exigidas para a concretização dessa prática de ensino, inclusive na área Contábil. Para o alcance desse objetivo, realizou-se um ensaio teórico, o qual consiste na exposição lógico-reflexiva com ênfase na argumentação e interpretação pessoal. Constatou-se a aplicabilidade e viabilidade do conceito de professor reflexivo à área Contábil por tratar-se de saberes profissionais da docência, de um modo geral, e, em especial, da implantação de uma política de formação e valorização pessoal-profissional dos professores e das IES onde atuam. Os saberes e as competências necessárias à docência reflexiva envolvem principalmente os saberes e competências atitudinais, de ação, metodológicas e de comunicação. Conclui-se, assim, que o modelo reflexivo é fundamental na formação de professores, especialmente na àrea Contábil, pois visa ao desenvolvimento de atitudes e competências problematizadoras das práticas de ensino e ao alcance da autonomia pessoal e profissional do corpo docente.
Citação ABNT:
SLOMSKI, V. G.; MARTINS, G. A. O conceito de professor investigador: os saberes e as competências necessárias à docência reflexiva na área Contábil. Revista Universo Contábil, v. 4, n. 4, p. 6-21, 2008.
Citação APA:
Slomski, V. G., & Martins, G. A. (2008). O conceito de professor investigador: os saberes e as competências necessárias à docência reflexiva na área Contábil. Revista Universo Contábil, 4(4), 6-21.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6174/o-conceito-de-professor-investigador--os-saberes-e-as-competencias-necessarias-a-docencia-reflexiva-na-area-contabil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português