Associação da Evidenciação do Gerenciamento de Riscos com Gover-Nança Corporativa e Desempenho em Empresas com ADRs Outros Idiomas

ID:
61908
Resumo:
Objetivo: Este estudo analisa a associação da evidenciação do gerenciamento de riscos com gover-nança corporativa e desempenho em empresas brasileiras com American Depositary Receipts (A-DRs). Fundamento: Os investidores consideram informações de risco em suas decisões, assim a eviden-ciação das ações sobre o gerenciamento de riscos deve estar alinhada à atividade operacional e pode aumentar o desempenho organizacional e conduzir a relação entre organização e sociedade por meio da governança corporativa. Método: A amostra consistiu de 37 empresas não financeiras. O Índice de Evidenciação da Gestão de Riscos foi apurado mediante a leitura dos Relatórios da Administração e o uso de uma escala dicotômica, seguida de aplicação da técnica da entropia da informação. Os dados para governança corporativa (direito de controle e diferença entre direito de controle e direito sobre o fluxo de caixa do acionista controlador) e desempenho empresarial (Margem Bruta, Retorno sobre o Patrimônio Líquido e Ativo Total) foram extraídos da Economática®. Resultados: As empresas Copel, Sabesp, Petrobras, Tractebel Energia, BRF Foods, Cemig e CESP apresentaram os maiores índices médios de evidenciação no período. O índice de evidenciação da gestão de riscos mostrou-se associado com o ativo total das empresas ao nível de 5%. Já a configu-ração narrativa sobre divulgação de gerenciamento de riscos nos Relatórios da Administração não se mostrou associada à estrutura de governança corporativa das empresas com ADRs e nem ao desempenho destas no período analisado. Contribuição: A pesquisa fornece um mapeamento da evidenciação de gerenciamento de riscos das empresas com ADRs. Ademais, sugere que as variáveis de governança corporativa e desem-penho empresarial devem ocupar a agenda de pesquisadores, visto que possuem características que contribuem para a consolidação do mercado de capitais brasileiro, além de minimizar a assi-metria informacional entre as empresas.
Citação ABNT:
LOPES, I. F.; BEUREN, I. M.; VICENTE, E. F. R. Associação da Evidenciação do Gerenciamento de Riscos com Gover-Nança Corporativa e Desempenho em Empresas com ADRs. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 9, n. 1, p. 5-21, 2021.
Citação APA:
Lopes, I. F., Beuren, I. M., & Vicente, E. F. R. (2021). Associação da Evidenciação do Gerenciamento de Riscos com Gover-Nança Corporativa e Desempenho em Empresas com ADRs. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 9(1), 5-21.
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n1.52215
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/61908/associacao-da-evidenciacao-do-gerenciamento-de-riscos-com-gover-nanca-corporativa-e-desempenho-em-empresas-com-adrs/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português