Análise das Competências Desenvolvidas e Dificuldades Encontras por Discentes de Ciências Contábeis Através do Problem-Based Learning Outros Idiomas

ID:
61951
Periódico:
Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as competências desenvolvidas e dificuldades encontradas por discentes de Ciências Contábeis através do Problem-Based Learning (PBL), como uma proposta de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Auditoria e Perícia Contábil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para tanto, a unidade de análise foi composta por 68 alunos matriculados nas disciplinas de Auditoria I, Auditoria II e Perícia Contábil que tinham por base o método tradicional de ensino. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da estatística descritiva para as perguntas fechadas, e da análise de conteúdo para as respostas discursivas. Os principais resultados evidenciaram que a aplicação do PBL proporciona conhecimentos, sejam novos ou derivados de outras disciplinas já estudadas durante o curso. Quanto às habilidades listadas pelos discentes, destacam-se a solução de problemas, a comunicação e o trabalho em equipe. Já em relação às atitudes, destacaram a colaboração e o interesse na execução das tarefas. Entretanto, os discentes listaram algumas dificuldades encontradas quanto à aplicação do método, como a falta de clareza nas etapas, estrutura física, tempo de aplicação, falta de colaboração dos membros, reconhecimento de diferentes pontos de vista e aversão ao método.
Citação ABNT:
AMORIM, F. K. S.; MOREIRA, C. S.; SOUZA, J. M. Análise das Competências Desenvolvidas e Dificuldades Encontras por Discentes de Ciências Contábeis Através do Problem-Based Learning. Sinergia, v. 25, n. 1, p. 103-112, 2021.
Citação APA:
Amorim, F. K. S., Moreira, C. S., & Souza, J. M. (2021). Análise das Competências Desenvolvidas e Dificuldades Encontras por Discentes de Ciências Contábeis Através do Problem-Based Learning. Sinergia, 25(1), 103-112.
DOI:
https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11647
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/61951/analise-das-competencias-desenvolvidas-e-dificuldades-encontras-por-discentes-de-ciencias-contabeis-atraves-do-problem-based-learning/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AZEVEDO, Y. G. P.; ARAÚJO, A. O.; MEDEIROS, V. C.; Conhecimentos, Habilidades e Atitudes Desenvolvidas Pelos Discentes de Contabilidade Através da Aprendizagem Baseada em Projetos. Contabilidade, Gestão e Governança. v. 20, n. 1, 2017.

BARDIN, L.; Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Almedina, 2011.

BECK, F.; RAUSCH, R. B.; Fatores que influenciam o processo ensino-aprendizagem na percepção de discentes do Curso de Ciências Contábeis. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 38-58, 2014.

BRASIL; Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Brasília, DF, 28 dez. 2004.

CELESTINO, E. J. M.; AZEVEDO, Y. G. P.; ARAÚJO, A. O.; SILVA, J. D. G.; Problem-based-learning (PBL) nos cursos de ciências contábeis das instituições de ensino superior (IES) de Natal/RN. In:Congresso da Associação Nacional de Programasde Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 10, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: ANPCONT, 2016.

DUNCAN, Michael J.; SMITH, Mike; COOK, Kathryn. Implementing online problem based learning (PBL) in postgraduates new to both online learning and PBL: An example from strength and conditioning. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, n. 12, p. 79-84, 2013.

FLICK, U.; Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. Links, 2009.

FREIRE, P.; Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

FREZATTI, F.; BORINELLI, M. L.; MARTINS, D. B.; ESPEJO, M. M. S.B.; Análise do desempenho de alunos na perspectiva do “CHA” em disciplina utilizando PBL: o que significa a síntese? Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v. 10, n. 26, p. 3-19, 2016.

FREZATTI, F.; MARTINS, D. B. Pbl ou Pbl’s: a customização do mecanismo na educação contábil. Revista de Graduação da USP, São Paulo v.1, n.1, p. 25-34, jul. 2016.

FREZATTI, F.; SILVA, S. C.; Prática versus incerteza: como gerenciar o estudante nessa tensão na implementação de disciplina sob o prisma do método pbl? Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 10, n. 1, p. 28-46, jan./mar. 2014.

MANAF, Abdul; AZIAH, Nor; WAN-HUSSIN, Wan Nordin . Application of Problem Based Learning (PBL) in a course on financial accounting principles. Malaysian Journal of Learning and Instruction, n. 8, p. 21-47, 2011.

MARTINS, D. B.; ESPEJO, M. M. S.; FREZATTI, F.; Problem-Based Learning no Ensino de Contabilidade Gerencial: Relato de uma Experiência Brasileira. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 9, n. 4, p. 430-452, out/dez. 2015.

MOREIRA, C. S.; SOUZA, J. M.; ARAÚJO, A. O.; AZEVEDO, Y. G. P.; Problem-Based Learning: Uma Análise das Competências Desenvolvidas e Dificuldades Encontradas sob a Ótica dos Discentes de Contabilidade. In: International Conference in Accouting, 18, 2018, São Paulo. Anais...São Paulo, 2018.

PINTO, G. R. P. R.; SANTOS, C. A. S.; PEREIRA, H. B. B.; AVPBL: uma ferramenta para auxiliar a sessão tutorial do método de Aprendizagem Baseada em Problemas. In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2004. Anais...Florianópolis, 2004.

PONTES, A.L.; REGO, S.; SILVA JÚNIOR, A.G.; Saber e prática docente na transformação do ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 30, n. 2, p. 66-75, 2006.

RIBEIRO, L. R. C.; Aprendizagem baseada em problemas (PBL):uma experiência no ensino superior. 1ª ed. São Carlos: EduFSCAR, 2010.

SANTAELLA, L.; RODRIGUES, J.; Reflexões sobre conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao corretor de imóveis. In: Congresso Nacional de Gestão em Excelência, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2015.

SOARES, M. A.; Aplicação do método de ensino problembasedlearning (PBL) no curso de ciências contábeis: um estudo empírico. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2008.

SOUZA, S. C.; DOURADO L.; Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista HOLOS, Rio Grande do Norte, v. 5, n. 31, p. 182-200, 2015.

STANLEY, T.; MARSDEN, S.; Problem-based learning: Does accounting education need it?. Journal of Accounting Education, v. 30, n. 3-4, p. 267-289, 2012.

WILKIN, C.L.; Enhancing critical thinking: accounting students’ perceptions. Education+ Training, v. 59, n. 1, p. 15-30, 2017.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.