Título Inglês:
Family Influence in the Design of Reward Systems
Resumo:
Este estudo analisa a influência familiar na concepção dos sistemas de recompensas de uma empresa familiar. A influência familiar foi analisada nas dimensões poder, experiência e cultura e os sistemas de recompensas nas formas monetária e não monetária. Um estudo de caso foi realizado em uma empresa industrial de baterias automotivas localizada no sudoeste do Paraná, no período anterior e posterior a transição na gestão da primeira para a segunda geração familiar. Os dados foram coletados por meio de entrevistas de gestores, documentos e observação em reuniões. Os resultados da pesquisa indicaram influência familiar na concepção dos sistemas de recompensas e que esses são utilizados para disseminar seus ideais na organização. Com o ingresso da segunda geração na gestão da empresa, mudanças foram percebidas no perfil da gestão e dos sistemas de recompensas, mas foi mantido o propósito de disseminar a ideologia da gestão familiar. Embora alguns indicadores revelem mudança sutil na gestão, observa-se que ela vem alterando a percepção de gestores chave da empresa. O estudo contribui para o conhecimento teórico-empírico de empresas familiares quanto à percepção da influência da família na concepção dos sistemas de recompensas e às mudanças na gestão com o ingresso da segunda geração familiar.
Resumo Inglês:
This study analyzes the family influence in the design of the reward systems of a family business. Family influence was analyzed in the dimensions of power, experience and culture and the reward systems in monetary and non-monetary forms. A case study was carried out in an industrial automotive battery company located in the southwest of Paraná, in the period before and after the transition in management from the first to the second generation of the family. Data were collected through interviews with managers, documents and observation at meetings. The results of the research indicated family influence in the design of the reward systems and that these are used to disseminate their ideals in the organization. With the entry of the second generation in the management of the company, changes were perceived in the
profile of management and the reward systems, but the purpose of disseminating the ideology of family management was maintained. Although some indicators reveal a subtle change in management, it is observed that it has been changing the perception of key managers of the company. The study contributes to the theoretical-empirical knowledge of family businesses regarding the perception of the family's influence in the design of reward systems and changes in management with the entry of the second family generation.
Citação ABNT:
NEZ, E.; BEUREN, I. M. Influência Familiar na Concepção dos Sistemas de Recompensas. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 16, n. 1, p. 1-17, 2021.
Citação APA:
Nez, E., & Beuren, I. M. (2021). Influência Familiar na Concepção dos Sistemas de Recompensas. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 16(1), 1-17.
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.31726
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/61952/influencia-familiar-na-concepcao-dos-sistemas-de-recompensas/i/pt-br