Protegemos as Escolas: Ações de Urbanismo Tático nos Entornos Escolares de Barcelona, Espanha Outros Idiomas

ID:
62012
Resumo:
Objetivo: Abordar a contribuição sistêmica do programa Protegemos las escuelas para o incremento dos espaços públicos, da segurança viária e da qualidade ambiental, para a valorização dos equipamentos públicos e seus entornos imediatos e para a redução dos desequilíbrios socioambientais entre os bairros. Metodologia: Estudo de caso baseado na análise dos 25 entornos escolares transformados na primeira fase da ação, visando à elaboração de uma taxonomia das intervenções. Relevância: O artigo discute a importante mudança de paradigma que caracteriza Barcelona da última década, fundamentada no deslocamento da cultura da “grandiloquência oficial” para a atenção sobre a atuação no pequeno e no ordinário, um fenômeno inserido no contexto de crise econômica e sanitária, mas também política e representativa. Resultados: Verificação da existência de cinco tipologias de praças, em ocorrências isoladas ou combinadas, com melhores ou piores desempenhos. Após onze meses de operação, o programa já foi capaz de gerar aproximadamente 3.500 m2 de novos espaços públicos para pedestres nas adjacências escolares. Contribuições: O trabalho contribui para a valorização dos espaços públicos cotidianos de pequena escala, apresentando uma experiência de urbanismo tático que tem como foco a criação de espaços públicos de permanência associados à rede escolar. Conclusão: Embora o programa ainda se encontre em fase de testes e seus alcances e limitações para o campo do projeto urbano ainda não estejam completamente revelados, pode-se destacar diferentes contribuições do caso que fornecem relevo aos distintos aspectos presentes na metodologia do urbanismo tático.
Citação ABNT:
FONTES, A. S.We Protect Schools: Tactical Urbanism Actions In The School Surroundings Of Barcelona, Spain. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 10, n. 1, p. 1-21, 2021.
Citação APA:
Fontes, A. S.(2021). We Protect Schools: Tactical Urbanism Actions In The School Surroundings Of Barcelona, Spain. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 10(1), 1-21.
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v10i1.19164
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62012/protegemos-as-escolas--acoes-de-urbanismo-tatico-nos-entornos-escolares-de-barcelona--espanha/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês