Barreiras à Sustentabilidade Ambiental na Cadeia Logística da Construção Civil de Curitiba/PR Outros Idiomas

ID:
62013
Resumo:
Objetivo: Este trabalho teve por finalidade identificar quais são as principais barreiras que dificultam a aplicação da sustentabilidade ambiental nas atividades logísticas da cadeia da construção civil imobiliária da cidade de Curitiba/PR. Metodologia: Foi realizada uma análise de conteúdo na literatura que permitiu a elaboração de um questionário em que foram investigadas as barreiras junto a especialistas do setor na cidade de Curitiba/PR. Relevância: Observa-se que a construção civil tem um grande impacto econômico e social e é estimada uma grande tendência de crescimento no Brasil, especialmente com relação à construção imobiliária, devido às demandas de déficit habitacional. Além disso, a construção civil é conhecida por causar um significativo impacto ambiental negativo em virtude das suas atividades produtivas e logísticas, entretanto, considerando tais aspectos existem alternativas como a Logística Reversa, a Logística Verde e a Gestão Verde da Cadeia de Suprimentos (GSCM), mas que costumam não ser aplicadas por barreiras que as inibem. Resultados: Após aplicação da metodologia proposta, verificou-se que as principais barreiras à sustentabilidade ambiental são a falta de conhecimento sobre sustentabilidade, carência de indicadores de gestão e a ausência de integração entre os membros da cadeia de suprimentos.
Citação ABNT:
SILVA, W. A.; SELEME, R.; ZATTAR, I. C.; MARQUES, M. A. M.; DROZDA, F. O.; KLEINA, M. Barriers Regarding Environmental Sustainability In Civil Construction Logistics In Curitiba/PR. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 10, n. 1, p. 1-24, 2021.
Citação APA:
Silva, W. A., Seleme, R., Zattar, I. C., Marques, M. A. M., Drozda, F. O., & Kleina, M. (2021). Barriers Regarding Environmental Sustainability In Civil Construction Logistics In Curitiba/PR. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 10(1), 1-24.
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v10i1.16148
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62013/barreiras-a-sustentabilidade-ambiental-na-cadeia-logistica-da-construcao-civil-de-curitiba-pr/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês