Análise do impacto da variação cambial no Preço de Transferência e no resultado do período: o caso da Fiat Automóveis S/A Outros Idiomas

ID:
6204
Resumo:
As companhias que transferem produtos entre unidades do mesmo grupo empresarial utilizam-se do Preço de Transferência para operacionalizar tais transações. Quando uma unidade do grupo empresarial está situada no exterior, os preços são, na maioria das vezes, acordados em moedas estrangeiras e, por isso, estão vulneráveis às oscilações das taxas cambiais. No ano de 2005, a moeda nacional brasileira apresentou valorização significativa comparada ao Dólar e ao Euro. Conseqüentemente, as receitas de exportação de companhias com subsidiárias no mercado externo que utilizam Preço de Transferência foram impactadas pelo comportamento do câmbio do Brasil. Assim, o objetivo do trabalho é mostrar o impacto da valorização do Real no resultado contábil do período comparado ao Dólar e ao Euro em uma empresa  automobilística que utiliza o Preço de Transferência para mensuração das receitas de exportação. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório com abordagem lógica dedutiva, por meio de um estudo de caso centrado na Fiat Automóveis S/A. Os dados empíricos referentes à empresa pesquisada foram extraídos das demonstrações contábeis publicadas, dos registros existentes na organização e de entrevistas não estruturadas no setor de controladoria da subsidiária brasileira. Os resultados mostram que a valorização da moeda brasileira não foi favorável para o resultado contábil da empresa, reduzindo a receita bruta de vendas e, conseqüentemente o lucro.
Citação ABNT:
FISCHER, I. D. S.; COLAUTO, R. D. Análise do impacto da variação cambial no Preço de Transferência e no resultado do período: o caso da Fiat Automóveis S/A. Revista Universo Contábil, v. 5, n. 2, p. 71-86, 2009.
Citação APA:
Fischer, I. D. S., & Colauto, R. D. (2009). Análise do impacto da variação cambial no Preço de Transferência e no resultado do período: o caso da Fiat Automóveis S/A. Revista Universo Contábil, 5(2), 71-86.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6204/analise-do-impacto-da-variacao-cambial-no-preco-de-transferencia-e-no-resultado-do-periodo--o-caso-da-fiat-automoveis-s-a/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português