Aspectos da Coleta Seletiva de Lixo: Um Estudo na Região do ABC Paulista Outros Idiomas

ID:
62049
Resumo:
Um dos principais problemas da sociedade atual é a alta produção de lixo urbano. As principais cidades do Brasil encontram dificuldades para dispor esse material no solo. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo investigar a prática da coleta seletiva de lixo, suas dificuldades, benefícios e melhorias obtidas em seu processo ao longo do tempo. Para tanto, o campo teórico-conceitual contemplou aspectos sobre educação ambiental, coleta seletiva, logística reversa e cooperativismo entre catadores. Quanto à metodologia, assumiu-se a abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por entrevistas junto a oito pessoas da cidade de São Bernardo do Campo (SP). Constatou-se que o nível de consciência é relativo, pois, embora as pessoas saibam da importância da coleta de lixo, a prática não condiz com sua consciência e conhecimento sobre a lei em vigor. Outro dado diz respeito ao poder público, que precisa atuar com mais compromisso com o meio ambiente, uma vez que o conhecimento pode resultar na conscientização ambiental na sociedade.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, A. D.; VIEIRA, A. M.; MEDEIROS, M. C. Aspectos da Coleta Seletiva de Lixo: Um Estudo na Região do ABC Paulista. Pensamento & Realidade, v. 35, n. 1, p. 1-14, 2020.
Citação APA:
Oliveira, A. D., Vieira, A. M., & Medeiros, M. C. (2020). Aspectos da Coleta Seletiva de Lixo: Um Estudo na Região do ABC Paulista. Pensamento & Realidade, 35(1), 1-14.
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i1p01-14
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62049/aspectos-da-coleta-seletiva-de-lixo--um-estudo-na-regiao-do-abc-paulista/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português