Análise setorial das medidas de performance utilizadas nos contratos de remuneração dos gestores Outros Idiomas

ID:
6209
Resumo:
O objetivo deste artigo é verificar se existe variabilidade nos indicadores contábeis (Margem Bruta, Margem EBIT, Margem Operacional, Margem Líquida, Margem EBITDA, Rentabilidade do Ativo e Rentabilidade do Patrimônio Líquido), entre os setores, utilizados como medidas de performance nos contratos de remuneração variável dos gestores. As medidas de performance são utilizadas nas empresas de forma estratégica, com o objetivo de alinhar os interesses de gestores e acionistas, a fim de garantir os retornos desejados. Ou seja, dentre as alternativas para garantir a obtenção de vantagem competitiva sustentável, por meio das ações dos gestores, as organizações instituem contratos de performance, atrelados a indicadores contábeis, econômicos e financeiros. Os contratos firmados entre gestores e empresas têm por objetivo assegurar os níveis de rentabilidade desejados e a continuidade dos negócios Dado esse panorama, buscou-se, por meio de pesquisa exploratória, analisar o comportamento dos indicadores de performance, utilizados pelas empresas, em 17 setores econômicos brasileiros. Foram analisadas, no período de 1998 a 2005, todas as empresas que possuíam ações negociadas na Bovespa. As análises foram baseadas no paradigma Estrutura, Conduta e Desempenho que prevê que a estrutura de mercado exerce influência na conduta e no desempenho das empresas. Os resultados encontrados sugerem que, somente, em alguns setores específicos, os indicadores de performance podem ser utilizados como parâmetros de remuneração dos gestores.
Citação ABNT:
DALMÁCIO, F. Z.; REZENDE, A. J.; SLOMSKI, V. Análise setorial das medidas de performance utilizadas nos contratos de remuneração dos gestores. Revista Universo Contábil, v. 5, n. 3, p. 6-23, 2009.
Citação APA:
Dalmácio, F. Z., Rezende, A. J., & Slomski, V. (2009). Análise setorial das medidas de performance utilizadas nos contratos de remuneração dos gestores. Revista Universo Contábil, 5(3), 6-23.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6209/analise-setorial-das-medidas-de-performance-utilizadas-nos-contratos-de-remuneracao-dos-gestores/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português