Influência dos Controles Formais e Informais e da Confiança no Comprometimento Organizacional

ID:
62149
Resumo:
Objetivo: As implicações dos controles formais e informais e da confiança no comprometimento organizacional representam uma importante lacuna de pesquisa devido aos seus possíveis efeitos no desempenho dos indivíduos no trabalho. Embora estudos prévios tenham encontrado relação significante de controles formais e/ou informais com confiança e/ou comprometimento organizacional, o efeito da confiança organizacional nesta relação instiga mais pesquisas. Assim, este estudo objetiva analisar a influência dos controles formais e informais no comprometimento organizacional, mediada pela confiança organizacional. Método: Uma pesquisa de levantamento foi realizada com gestores das 150 Melhores Empresas para Trabalhar, identificados na rede social LinkedIn. Dos 746 convites enviados para participar da pesquisa, 219 foram aceitos, aos quais foi enviado o link do questionário, obtendo-se 84 respostas válidas.Os construtos foram mensurados com instrumentos validados nas pesquisas de Goebel e Weißenberger (2017) e Verburg, Nienaber, Searle, Weibel, Hartoge Rupp (2018). Para testar as hipóteses, aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais. Resultados: Os resultados da pesquisa demonstram que os controles formais e informais influenciam no comprometimento organizacional e a mediação da confiança organizacional apresenta efeito indireto nesta relação. Isso indica que a interação dos controles formais e informais com o comprometimento organizacional é reforçada pela confiança organizacional. Contribuições: Estes resultados ampliam o escopo das análises do efeito da confiança organizacional enquanto fator que potencializa a influência dos controles formais e informais no comprometimento organizacional. Assim, o estudo contribui ao proceder a análise conjunta destes construtos com vistas nas evidências dos efeitos de controles da organização em aspectos comportamentais dos indivíduos.
Citação ABNT:
BOFF, M. L.; SAVARIZ, C. R.; BEUREN, I. M. Influência dos Controles Formais e Informais e da Confiança no Comprometimento Organizacional. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 15, n. 1, p. 110-127, 2021.
Citação APA:
Boff, M. L., Savariz, C. R., & Beuren, I. M. (2021). Influência dos Controles Formais e Informais e da Confiança no Comprometimento Organizacional. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 15(1), 110-127.
DOI:
http://dx.doi.org/10.17524/repec.v15i1.2698
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62149/influencia-dos-controles-formais-e-informais-e-da-confianca-no-comprometimento-organizacional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português