A relação entre gerenciamento de resultados contábeis e o custo de capital das companhias abertas brasileiras Outros Idiomas

ID:
6229
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi verificar a relação entre o gerenciamento de resultados contábeis e o custo de capital próprio e de terceiros das empresas brasileiras de capital aberto. Os dados foram obtidos do Economática® para o período de 2004 a 2006. Foram utilizados os modelos Jones Modificado, Teoh e KS para cálculo do accrual discricionário, proxy para gerenciamento de resultados, a qual representa a variável independente nesse estudo. As medidas  epresentativas de custo de capital, ou variáveis dependentes, foram: beta (custo de capital próprio), Ki e Kd (custo de capital de terceiros). Para verificar a relação entre gerenciamento de resultados e o custo de captação das empresas foram feitas análises descritivas, de posição, correlação de Pearson e de Spearman e diferença de médias por meio do teste não-paramétrico Mann-Whitney. Como resultado, verificou-se uma relação positiva entre gerenciamento de resultados contábeis e custo da dívida, ou seja, quanto maior o nível de gerenciamento das empresas maior o custo de capital de terceiros. Mas não foi possível verificar qualquer relação entre o gerenciamento de resultados e o custo de capital próprio.
Citação ABNT:
NARDI, P. C. C.; SILVA, R. L. M.; NAKAO, S. H.; VALLE, M. R. A relação entre gerenciamento de resultados contábeis e o custo de capital das companhias abertas brasileiras. Revista Universo Contábil, v. 5, n. 4, p. 6-26, 2009.
Citação APA:
Nardi, P. C. C., Silva, R. L. M., Nakao, S. H., & Valle, M. R. (2009). A relação entre gerenciamento de resultados contábeis e o custo de capital das companhias abertas brasileiras. Revista Universo Contábil, 5(4), 6-26.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6229/a-relacao-entre-gerenciamento-de-resultados-contabeis-e-o-custo-de-capital-das-companhias-abertas-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português