Considerações sobre as funções da controladoria nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil Outros Idiomas

ID:
6231
Resumo:
A definição de um conjunto de funções é um dos pontos fundamentais em qualquer estudo de controladoria. Entretanto, o leitor tem encontrado dificuldades neste aspecto em decorrência de definições e concepções insatisfatórias, confusas e muitas vezes contraditórias, na literatura. Diante disso, este trabalho tem como objetivo identificar um conjunto de funções da controladoria em manuais e obras de referência nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil. Quanto ao delineamento, o trabalho conforma-se como descritivo, sendo conduzido através de levantamento bibliográfico. Os resultados mostram que as funções mais citadas são as de planejamento, com 87%, e controle, com 83%, demonstrando que o papel do controller possui um caráter proativo na organização. Evidencia também que a controladoria, no seu desenvolvimento, tem incorporado funções mais amplas e sistêmicas.
Citação ABNT:
LUNKES, R. J.; SCHNORRENBERGER, D.; GASPARETTO, V.; VICENTE, E. F. R. Considerações sobre as funções da controladoria nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil. Revista Universo Contábil, v. 5, n. 4, p. 63-75, 2009.
Citação APA:
Lunkes, R. J., Schnorrenberger, D., Gasparetto, V., & Vicente, E. F. R. (2009). Considerações sobre as funções da controladoria nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil. Revista Universo Contábil, 5(4), 63-75.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6231/consideracoes-sobre-as-funcoes-da-controladoria-nos-estados-unidos--alemanha-e-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português