Avanços na divulgação de Informação Social e Ambiental pelas empresas e a Teoria da Legitimidade Outros Idiomas

ID:
6240
Autores:
Resumo:
Novos desafios em contabilidade e auditoria se colocam às empresas de hoje. Actualmente estas, não podem produzir apenas informação estritamente financeira, é-lhe exigida, também, uma postura socialmente responsável, passando pela divulgação de informação social e ambiental pelas empresas. Este estudo pretende dar um contributo teórico sobre a evolução do tema: divulgação de informação social e ambiental. São analisados os avanços científicos nesta área, denominada na literatura internacional como Social Environmental Accounting Research (SEAR). Apresenta-se um enquadramento à divulgação ambiental e à responsabilidade social das empresas. Apontam-se tópicos sobre o desenvolvimento da investigação em contabilidade social e ambiental focando as principais questões alvo de investigação e o papel dos organismos profissionais como agentes dinamizadores desta área. Identificam-se as motivações dos gestores para a elaboração do relato ambiental. E são apresentados os principais fundamentos da teoria da legitimidade. Desta forma pretende-se contribuir para uma reflexão sobre esta linha de investigação que está ainda na infância, quando comparada com a longa história do relato financeiro.
Citação ABNT:
EUGÉNIO, T.Avanços na divulgação de Informação Social e Ambiental pelas empresas e a Teoria da Legitimidade. Revista Universo Contábil, v. 6, n. 1, p. 102-118, 2010.
Citação APA:
Eugénio, T.(2010). Avanços na divulgação de Informação Social e Ambiental pelas empresas e a Teoria da Legitimidade. Revista Universo Contábil, 6(1), 102-118.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6240/avancos-na-divulgacao-de-informacao-social-e-ambiental-pelas-empresas-e-a-teoria-da-legitimidade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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