Orientação Empreendedora Individual sob Medida: Desenvolvimento de Escala Voltada ao Empreendedorismo Social Outros Idiomas

ID:
62416
Resumo:
Objetivo: Apresentar a validação de conteúdo de uma escala para avaliar e mensurar a orientação empreendedora individual voltada ao empreendedorismo social (OEI Social). Metodologia: Apoiado em uma abordagem integrativa das teorias que tratam o afetivo e o cognitivo no comportamento empreendedor, este estudo exploratório segue a metodologia proposta por Churchill (1979), DeVellis (2003) e Johnson e Morgan (2016), e contou, no processo de validação da escala, com a participação de 24 pesquisadores em empreendedorismo. Principais resultados: A escala foi validada com 18 afirmativas, distribuídas em três dimensões: proatividade social, inovação social e tomada de risco social. O estudo ainda propõe a adoção de uma quarta dimensão ao instrumento final: mudança social, adaptada de Oceja e Salgado (2013), para dar conta de mensurar o comportamento prósocial dos empreendedores. Contribuições teóricas/metodológicas: A disponibilização de um instrumento de mensuração, teoricamente construído e solidamente validado, especificamente para o empreendedorismo social contribui para a qualidade das pesquisas empíricas no campo, pois assegura os limites dos estudos, evitando a derivação das análises para campos indesejados. Contribuições sociais: A adequada avaliação da OEI Social tem o potencial de contribuir com programas de formação empreendedora na criação e desenvolvimento de mecanismos para o despertar do interesse e intenção em empreender no social. Relevância/originalidade: Este estudo é inédito por compreender, em profundidade, as características empreendedoras individuais constituintes da OEI Social; e, a partir da delimitação de um conceito exclusivo, por construir e validar uma escala teoricamente sólida e empiricamente confiável para mensurar o construto.
Citação ABNT:
GARÇON, M. M.; NASSIF, V. M. J. Orientação Empreendedora Individual sob Medida: Desenvolvimento de Escala Voltada ao Empreendedorismo Social. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 10, n. 1, p. 1-8, 2021.
Citação APA:
Garçon, M. M., & Nassif, V. M. J. (2021). Orientação Empreendedora Individual sob Medida: Desenvolvimento de Escala Voltada ao Empreendedorismo Social. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 10(1), 1-8.
DOI:
https://doi.org/10.14211/regepe.v10i1.2008
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62416/orientacao-empreendedora-individual-sob-medida--desenvolvimento-de-escala-voltada-ao-empreendedorismo-social/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português