Coreografar o Comum: Aproximações Deformativas para Territórios Outros Idiomas

ID:
62418
Resumo:
Objetivo do estudo: Este artigo procura pensar sobre a arte e o comum a partir de um processo de construção e consolidação de uma intervenção artística pensada e criada com base na aproximação em um território vulnerabilizado da cidade de Santos (São Paulo, Brasil). Metodologia / abordagem: Neste exercício de escrita, a experiência narrada se dobra pela performance intitulada Fricções, desenvolvida ao longo do ano de 2018 em uma residência artística que tinha como recorte justamente ações de arte, território e comunidade. Originalidade/relevância: Esta performance foi pensada como uma deformação coreográfica para habitar territórios a partir da presença articulada entre um grupo de artistas, cadeiras e pessoas que estejam transitando ou habitando o espaço público, previamente conhecido e determinado. Contribuições teóricas / metodológicas: Uma coreografia comum é sempre reconfiguração, singularidade e diferença, que se torna visível a partir de uma “figura de comunidade”, que é desfeita a partir dos encontros e das novas configurações que um processo criativo agencia. Principais resultados: Uma nova configuração dos corpos, dos tempos e dos lugares que se atravessam pela arte. A partir de uma escrita cartográfica, o texto discorre sobre aproximações entre arte e o comum e como suas experimentações proporcionam agenciamento entre corpo, afeto, estética e política. Conclusão: Experiências como essa são atentas e cuidadosas às questões éticas, podem proporcionar uma ampliação no campo das práticas inventivas e de encontro num território, e mudar valores e perspectivas determinados em cidades colonialistas.
Citação ABNT:
GUZZO, M. S. L.Coreografar o Comum: Aproximações Deformativas para Territórios. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 10, n. 1, p. 1-21, 2021.
Citação APA:
Guzzo, M. S. L.(2021). Coreografar o Comum: Aproximações Deformativas para Territórios. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 10(1), 1-21.
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v10i1.18438
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62418/coreografar-o-comum--aproximacoes-deformativas-para-territorios/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português