Contribuições da Teoria dos Commons para o KBD, Utilizando Dados como Um Em Comum Outros Idiomas

ID:
62419
Resumo:
Objetivo: Desenvolvimento Baseado em Conhecimento (KBD) é um campo científico multidisciplinar baseado no processo endógeno de criação de valor de compartilhamento de conhecimento. A Teoria Comum de Ostrom, por sua vez, explica como uma comunidade consegue compartilhar um recurso comum limitado sujeito a conflitos sociais. Este artigo revisa a literatura disponível em ambos os campos e pretende responder à questão de pesquisa sobre se e como a Teoria dos Commons pode contribuir para melhor compreensão do campo de KBD. Metodologia: Análise qualitativa buscando semelhanças sobre as teorias, bem como estudos empíricos que pudessem trazer diferentes lentes para auxiliar na análise e identificar as contribuições da Teoria dos Commons para o campo do KBD. Originalidade: A recente análise de artigos publicados em periódicos de alto impacto revela a falta de conexão entre commons e KBD. Contribuições para a gestão: O KBD reúne grupos de pessoas que compartilham recursos tangíveis e intangíveis. A Teoria dos Commons de Ostrom, por outro lado, explica como uma comunidade de pessoas consegue compartilhar um recurso comum limitado sujeito a conflitos sociais. Este artigo aproxima os dois campos de conhecimento, buscando contribuir para o desenvolvimento do campo do KBD. Resultados: Para os autores, a pesquisa mostra que os dados abertos como novos bens comuns são importantes para melhorar o desenvolvimento econômico do conhecimento como matéria-prima para o desenvolvimento de softwares e aplicativos que contribuem para o desenvolvimento das cidades, gerando empreendedorismo e contribuindo para o ecossistema de inovação.
Citação ABNT:
MARQUES, M. A. J.; SABATINI-MARQUES, J.; CORTESE, T. T. P.; GARCIA, B. Contribuições da Teoria dos Commons para o KBD, Utilizando Dados como Um Em Comum. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 10, n. 1, p. 1-26, 2021.
Citação APA:
Marques, M. A. J., Sabatini-marques, J., Cortese, T. T. P., & Garcia, B. (2021). Contribuições da Teoria dos Commons para o KBD, Utilizando Dados como Um Em Comum. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 10(1), 1-26.
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v10i1.18231
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62419/contribuicoes-da-teoria-dos-commons-para-o-kbd--utilizando-dados-como-um-em-comum/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português