Possibilidades do Direito à Cidade e do Comum Urbano no Projeto Viva São Pelegrino, de Caxias do Sul – RS Outros Idiomas

ID:
62420
Resumo:
Objetivo: A pesquisa tem como escopo verificar em que medida o Projeto Viva São Pelegrino, em Caxias do Sul – RS, se coaduna aos ideais do direito à cidade e do comum urbano. Discussão: No primeiro tópico aponta-se o conceito de direito à cidade, a recepção normativa e relação com as acepções do comum. Após, estuda-se o comum urbano, identificando-se a cidade como comum e os comuns da cidade. Por fim, elegem-se categorias que sintetizam o direito à cidade e o comum urbano, que servirão para analisar a conformidade do Projeto Viva São Pelegrino. Metodologia: Utilizou-se o método de abordagem analítico, com procedimento bibliográfico e estudo de caso. Resultados: Dentre as sete categorias, cinco foram verificadas, sendo que as carências estão na escolha do local, por tratar-se de espaço dotado de infraestrutura, e na insuficiente abordagem do tema da segregação e da propriedade. Contribuições sociais / para a gestão: Verificou-se, ao observar o Projeto em análise, que o direito à cidade e os comuns urbanos, normalmente abordados teoricamente, podem ser diretrizes para a gestão urbana e mobilização social nas cidades, com resultados concretos.
Citação ABNT:
SILVEIRA, C. E. M.; VANIN, F. S.; COLOMBO, G. Possibilidades do Direito à Cidade e do Comum Urbano no Projeto Viva São Pelegrino, de Caxias do Sul – RS. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 10, n. 1, p. 1-21, 2021.
Citação APA:
Silveira, C. E. M., Vanin, F. S., & Colombo, G. (2021). Possibilidades do Direito à Cidade e do Comum Urbano no Projeto Viva São Pelegrino, de Caxias do Sul – RS. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 10(1), 1-21.
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v10i1.18289
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62420/possibilidades-do-direito-a-cidade-e-do-comum-urbano-no-projeto-viva-sao-pelegrino--de-caxias-do-sul-----rs/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português