Construção de Imagem Institucional nas Redes Sociais Digitais: O Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII) no Facebook Outros Idiomas

ID:
62475
Resumo:
O presente artigo objetiva realizar um diagnóstico do uso do Facebook pelo grupo de pesquisa Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, de forma a analisar as interações estabelecidas com os seguidores da página. Para fins de registro histórico, objetivou-se, ainda, resgatar as imagens postadas e criar um banco de dados. Como metodologia optou-se pela netnografia, que se apresentou como um método de pesquisa qualitativa que permitiu identificar a intencionalidade dos sujeitos dentro das redes sociais. Como resultados, obteve-se que as postagens do perfil se concentram em quatro tipologias: Encontros Científicos, Convites, Notícias e Encontros Sociais. A análise dos resultados apontou como mais significativa a categoria Encontros Científicos, que compreende as postagens com registros de eventos, aulas, palestras e transmissões ao vivo. É possível inferir, portanto, que a página do GEDII no Facebook constitui-se como um perfil voltado ao registro das atividades do grupo de pesquisa, em sua grande maioria, no que diz respeito ao próprio fazer científico dos pesquisadores membros do grupo. Conclui-se que o perfil tem duas grandes contribuições: registrar as atividades do grupo de pesquisa GEDII a fim de configurar um registro histórico das ações desenvolvidas e atuar como veículo de disseminação de informação científica, tornando pública a produção do grupo. Outro elemento que merece ser destacado são os potenciais não explorados ainda tanto pelo grupo quanto pelo perfil que é o seu avatar no ciberespaço.
Citação ABNT:
SÁ, J. P. S.; PAULA, C. P. A.; ARAÚJO, E. P. O.; ANASTÁCIO, M. F. Construção de Imagem Institucional nas Redes Sociais Digitais: O Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII) no Facebook. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 11, n. 1, p. 144-169, 2021.
Citação APA:
Sá, J. P. S., Paula, C. P. A., Araújo, E. P. O., & Anastácio, M. F. (2021). Construção de Imagem Institucional nas Redes Sociais Digitais: O Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII) no Facebook. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 11(1), 144-169.
DOI:
http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.55812
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62475/construcao-de-imagem-institucional-nas-redes-sociais-digitais--o-gabinete-de-estudos-da-informacao-e-do-imaginario--gedii--no-facebook/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português