Planejamento de Questionários: Unificando Conhecimentos em Pesquisa de Mercado e Psicometria Outros Idiomas

ID:
62489
Resumo:
Neste estudo, são apresentadas especificidades práticas para a construção de questionários para fins técnicos e/ou acadêmicos, considerando a funcionalidade e a contextualização com a pesquisa em administração. A partir disso, propôs-se aprofundar teoricamente a operacionalização de questionários como instrumentos de pesquisa. Com base em um estudo bibliográfico, discutem-se o planejamento adequado de instrumentos para a triagem, a construção, a aplicação (levantamento) e as possibilidades analíticas, considerando os conceitos de fidedignidade, validade e precisão. Foram utilizados exemplos da literatura para demonstrar a aplicação profícua de questionários em contexto gerenciais. Como contribuição, este estudo avança na compilação de conhecimentos em psicometria e pesquisa de mercado, que possibilitam um espectro mais amplo para a usabilidade de instrumentos para a tomada de decisão com maior robustez metodológica.
Citação ABNT:
SOUZA, G. H. S.; COELHO, J. A. P. M.; LIMA, N. C.; SILVA, J. A.; ESTEVES, G. G. L. Planejamento de Questionários: Unificando Conhecimentos em Pesquisa de Mercado e Psicometria. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 1-32, 2021.
Citação APA:
Souza, G. H. S., Coelho, J. A. P. M., Lima, N. C., Silva, J. A., & Esteves, G. G. L. (2021). Planejamento de Questionários: Unificando Conhecimentos em Pesquisa de Mercado e Psicometria. Administração: Ensino e Pesquisa, 22(1), 1-32.
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1876
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62489/planejamento-de-questionarios--unificando-conhecimentos-em-pesquisa-de-mercado-e-psicometria/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português