Internacionalização no Ensino Superior e o Brasil como Case Study Outros Idiomas

ID:
62491
Resumo:
O objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico da internacionalização no ensino superior tendo o Brasil como case study. As técnicas de análise de conteúdo e documental foram utilizadas para analisar os dados coletados, com auxílio do software Atlas.ti. A comparação e compreensão qualitativa da internacionalização envolveu três tipos de Universidades Brasileiras: uma IES Privada, sem fins lucrativos, confessional e filantrópica, uma IES Pública Federal e uma IES Privada com fins lucrativos. Verificam- se convergências entre as percepções dos entrevistados sobre a internacionalização das IES brasileiras. Porém, há percepções peculiares no que tange os tipos de IES. No setor público, a importância dos dados e políticas internas em relação a internacionalização tem se nivelado, não apenas por uma consciência internacional, mas por influência das avaliações internas e externas (rankings). A visão do especialista da IES filantrópica é que a internacionalização no Brasil tem muito a caminhar, no sentido de estar mais disseminada e de se ter as universidades trabalhando na direção do real significado de se internacionalizar. Percebe-se na IES Privada, um direcionamento maior para ações de mobilidade acadêmica, e que a internacionalização está sendo trabalhada de duas formas bem categorizadas e definidas: a internacionalização comercial e acadêmica. O ineditismo do estudo está no diagnóstico e comparação da internacionalização entre tipos distintos de IES.
Citação ABNT:
ALMEIDA, M. C. A. D. A.; SANTANNA, A. M. O.; LIMA, E. P. Internacionalização no Ensino Superior e o Brasil como Case Study. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 68-106, 2021.
Citação APA:
Almeida, M. C. A. D. A., Santanna, A. M. O., & Lima, E. P. (2021). Internacionalização no Ensino Superior e o Brasil como Case Study. Administração: Ensino e Pesquisa, 22(1), 68-106.
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1939
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62491/internacionalizacao-no-ensino-superior-e-o-brasil-como-case-study/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português