Inovações Gerenciais em Evidência: Uma Análise baseada na Percepção de Gestores Outros Idiomas

ID:
62628
Resumo:
O objetivo geral deste artigo é analisar a percepção dos gestores sobre o fenômeno da inovação gerencial em uma empresa cimenteira no Brasil. Utilizou-se o modelo de sistemas abertos de Quinn (2003), cujas competências gerenciais estão relacionadas a concepções de poder, negociação, novas ideias, mudança organizacional e criatividade. Esta pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, orientadas por tiras de papeis, que contribuíram para promover dinamicidade durante a coleta de dados. A análise foi feita por meio da análise de conteúdo e a codificação das informações foi realizada pelo software de pesquisa qualitativa ATLAS.ti 7. A partir da análise, percebeu-se que a apresentação e o compartilhamento de novas ideias são considerados por eles como principais elementos relacionados ao fenômeno da inovação gerencial. Além disso, os gestores perceberam que a estrutura organizacional proporciona condições para um desempenho gerencial inovador, contribuindo para o processo de implementação de inovações gerenciais.
Citação ABNT:
PINHO, A. P. M.; SILVA, M. R. R.; SOUZA, M. F. P. R.; LAZARO, J. C. Inovações Gerenciais em Evidência: Uma Análise baseada na Percepção de Gestores. Revista Ciências Administrativas, v. 27, n. 1, p. 1-16, 2021.
Citação APA:
Pinho, A. P. M., Silva, M. R. R., Souza, M. F. P. R., & Lazaro, J. C. (2021). Inovações Gerenciais em Evidência: Uma Análise baseada na Percepção de Gestores. Revista Ciências Administrativas, 27(1), 1-16.
DOI:
http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.2021.27.1.10458
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62628/inovacoes-gerenciais-em-evidencia--uma-analise-baseada-na-percepcao-de-gestores/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português